Até o momento, secretaria registrou 57.282 casos da doenças; 57 resultaram em mortes
Casos de dengue crescem 400% em MT; mortos chegam a 57
O número da casos de dengue no Estado de Mato Grosso em 2009 aumentou 400% em relação a 2008, segundo dados parciais divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde local.
No total, até o momento, 57.282 casos da doença foram notificados na região, 1.499 deles considerados graves. A capital, Cuiabá, registrou até agora 13.602 casos de dengue. O número de óbitos pela doença até agora é de 57, dos quais 52 foram confirmados e 5 ainda estão sendo investigados. As estatísticas são da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica da secretaria.
Ao todo, 25 municípios do Estado sofrem epidemia de dengue e outros 18 são considerados de alto risco para o surgimento de novas epidemias. A situação deixou as autoridades de saúde do Estado em alerta.
Em dezembro, o secretario de saúde, Augustinho Moro, enviou documento oficial aos 141 municípios do Estado explicando sobre o aumento nos casos de dengue. Ele reforçou o pedido para que autoridades coloquem em prática o Plano Estadual de Contingência da Dengue. As principais medidas são a coleta de lixo, limpeza urbana e orientação da população sobre limpeza de quintais e eliminação de criadouros.
Comentários