Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 08 de Janeiro de 2010 às 10:39
Por: TA

    Imprimir


Vinte três equipamentos de informática foram entregues pelo Governo Federal para quatro órgãos do Poder Executivo Estadual, por meio do Programa Nacional de Modernização da Gestão e Planejamento dos Estados (Pnage). Receberam os primeiros equipamentos do programa a Secretaria de Estado de Administração (SAD), Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), Auditoria Geral do Estado (AGE) e Ouvidoria Geral do Estado (OGE/MT).

Segundo informações da SAD, O Pnage é coordenado pelo Ministério do Planejamento (MP), que tem como objetivo melhorar a efetividade e transparência institucional das administrações públicas dos Estados, a fim de alcançar uma maior eficiência do gasto público.

“Os principais componentes do programa são o fortalecimento da capacidade de planejamento e de gestão de políticas públicas, desenvolvimento de políticas e da capacidade de gestão de recursos humanos, modernização de estruturas organizacionais e de processos administrativos, fortalecimento de mecanismos de transparência administrativa e de comunicação e modernização da gestão da informação e integração dos sistemas de tecnologia de informação, além do desenvolvimento de uma cultura de promoção e implantação e mudança institucional”, descreveu o secretário de Administração, Geraldo de Vitto Jr.


De Vitto explicou que o Pnage financia iniciativas de modernização da gestão pública que os Estados encaminham por meio de projetos. “Em Mato Grosso, várias ações serão realizadas, como a produção dos manuais de normas e procedimentos da administração sistêmica do Estado, capacitação dos servidores dos núcleos sistêmicos do Estado, capacitação dos responsáveis pelo monitoramento e avaliação dos programas de governo, modernização da infraestrutura de TI da SAD, além da aquisição de equipamentos de informática que já estão sendo feitos”, pontuou.

Para o secretário-adjunto de Administração, Paulo Roberto Francisco da Silva, ver a entrega dos equipamentos de informática é gratificante pelo resultado de um trabalho que está sendo conduzido há algum tempo. “Vemos com a materialização deste projeto que Mato Grosso está inserido e bem posicionado nacionalmente na questão da modernização da gestão pública”. Segundo ele, o Estado está na vanguarda da gestão pública. “Outros equipamentos serão entregues para melhorar ainda mais o que já temos feito com excelência”.

Segundo a chefe de gabinete da Seplan, Carla Cristina Araújo Vasques, “as máquinas são mais que bem vindas, já que vêem para melhorar as condições de trabalho dos servidores, agilizando a troca de informações quando preciso”.

O auditor-geral do Estado, José Gonçalves Botelho do Prado, disse que os equipamentos de informática vão ajudar a instrumentalizar as ferramentas de trabalho do órgão. “Com o concurso público, vamos receber novos auditores no Estado, e por isso a importância destes computadores, que vão ajudar na condução dos trabalhos. Queremos agradecer o Governo do Estado por entender que o controle interno é relevante para a gestão pública”.

De acordo com o ouvidor geral do Estado, Antonio Kato, 10 mil cidadãos por ano se manifestam pedindo informações, enviando sugestões ou fazendo reclamações na ouvidoria e os computadores serão essenciais no contato com a população. “O trabalho da ouvidoria é feito com computadores, por isso estes equipamentos serão importantes na melhoria do trabalho, pois o Governo vai prestar ainda mais serviço à população”. Ele também elogiou o programa do Governo Federal por focar na “eficiência, eficácia e efetividade”, reiterou.

As informações são da SAD.
 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/146647/visualizar/