MT ganha equipamentos por meio de programa federal
Vinte três equipamentos de informática foram entregues pelo Governo Federal para quatro órgãos do Poder Executivo Estadual, por meio do Programa Nacional de Modernização da Gestão e Planejamento dos Estados (Pnage). Receberam os primeiros equipamentos do programa a Secretaria de Estado de Administração (SAD), Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), Auditoria Geral do Estado (AGE) e Ouvidoria Geral do Estado (OGE/MT).
Segundo informações da SAD, O Pnage é coordenado pelo Ministério do Planejamento (MP), que tem como objetivo melhorar a efetividade e transparência institucional das administrações públicas dos Estados, a fim de alcançar uma maior eficiência do gasto público.
“Os principais componentes do programa são o fortalecimento da capacidade de planejamento e de gestão de políticas públicas, desenvolvimento de políticas e da capacidade de gestão de recursos humanos, modernização de estruturas organizacionais e de processos administrativos, fortalecimento de mecanismos de transparência administrativa e de comunicação e modernização da gestão da informação e integração dos sistemas de tecnologia de informação, além do desenvolvimento de uma cultura de promoção e implantação e mudança institucional”, descreveu o secretário de Administração, Geraldo de Vitto Jr.
De Vitto explicou que o Pnage financia iniciativas de modernização da gestão pública que os Estados encaminham por meio de projetos. “Em Mato Grosso, várias ações serão realizadas, como a produção dos manuais de normas e procedimentos da administração sistêmica do Estado, capacitação dos servidores dos núcleos sistêmicos do Estado, capacitação dos responsáveis pelo monitoramento e avaliação dos programas de governo, modernização da infraestrutura de TI da SAD, além da aquisição de equipamentos de informática que já estão sendo feitos”, pontuou.
Para o secretário-adjunto de Administração, Paulo Roberto Francisco da Silva, ver a entrega dos equipamentos de informática é gratificante pelo resultado de um trabalho que está sendo conduzido há algum tempo. “Vemos com a materialização deste projeto que Mato Grosso está inserido e bem posicionado nacionalmente na questão da modernização da gestão pública”. Segundo ele, o Estado está na vanguarda da gestão pública. “Outros equipamentos serão entregues para melhorar ainda mais o que já temos feito com excelência”.
Segundo a chefe de gabinete da Seplan, Carla Cristina Araújo Vasques, “as máquinas são mais que bem vindas, já que vêem para melhorar as condições de trabalho dos servidores, agilizando a troca de informações quando preciso”.
O auditor-geral do Estado, José Gonçalves Botelho do Prado, disse que os equipamentos de informática vão ajudar a instrumentalizar as ferramentas de trabalho do órgão. “Com o concurso público, vamos receber novos auditores no Estado, e por isso a importância destes computadores, que vão ajudar na condução dos trabalhos. Queremos agradecer o Governo do Estado por entender que o controle interno é relevante para a gestão pública”.
De acordo com o ouvidor geral do Estado, Antonio Kato, 10 mil cidadãos por ano se manifestam pedindo informações, enviando sugestões ou fazendo reclamações na ouvidoria e os computadores serão essenciais no contato com a população. “O trabalho da ouvidoria é feito com computadores, por isso estes equipamentos serão importantes na melhoria do trabalho, pois o Governo vai prestar ainda mais serviço à população”. Ele também elogiou o programa do Governo Federal por focar na “eficiência, eficácia e efetividade”, reiterou.
As informações são da SAD.
Comentários