Repórter News - reporternews.com.br
MT Eleições 2014
Quarta - 06 de Janeiro de 2010 às 14:59
Por: Romilson Dourado

    Imprimir


O presidente da Federação das Indústrias do Estado, empresário Mauro Mendes, tomou mesmo gosto pela política. Depois de ter boa votação na disputa de dois turnos pela Prefeitura de Cuiabá, ele tenta construir um projeto alternativo ao governo estadual. Deixou o PR do governador Blairo Maggi e entrou no PSB. Analistas consideram que, entre os aspectos positivos que trazem a pré-candidatura majoritária de Mendes, está o fato da lembrança positiva da campanha de 2008, mesmo tendo sido derrotado pelo prefeito tucano Wilson Santos, e também o fato de possuir boa relação com o setor produtivo, do qual faz parte. Isso traz, com Mendes no governo, perspectivas de altos investimentos no Estado, dentro da política de atrair novas indústrias.

O PSB aposta na pré-candidatura do ex-ministro da Fazenda e da Integração Nacional Ciro Gomes à Presidência da República e, dentro do projeto nacional, o nome de Mendes ganha força já que procura se sustentar num projeto alternativo. Um grupo de 9 partidos, a maioria nanicos, tem debatido composição política, entre eles o PPS e o PDT. São incentivadores do nome de Mendes à sucessão de Maggi. De um lado, tem a vantagem de se ampliar alianças mas, de outro, o pré-candidato "pisa em ovos". Acontece que ora os presidentes do PPS e PDT, respectivamente, Percival Muniz e Otaviano Pivetta, abrem diálogo com outros possíveis adversários de Mendes, como Silval Barbosa e Wilson Santos, ora "bajudam" o empresário, com discurso de que trata-se da melhor alternativa ao posto de chefe do Executivo estadual.

Entre outras vantagens de Mendes estão sua independência financeira e por possuir base eleitoral em Cuiabá, com 372,4 mil eleitores. Já quanto a questões tidas como complicadoras aparecem críticas no meio político e junto a alguns eleitores de que o pré-candidato do PSB é "arrogante" e que apresenta discurso sem muita consistência. Muitos o veem também como um político-empresário instável, já que anuncia um posicionamento e depois recua. Comunicou, por exemplo, que permaneceria no PR e, três dias depois, migrou para o PSB. Em 2008, jurava que não seria candidato a prefeito e acabou entrando na disputa. Outra reclamação das próprias lideranças políticas é sobre a dificuldade de falar com Mendes.

    Conflitos

Ele se depara também com divergências com o presidente estadual da legenda socialista, deputado Valtenir Pereira, que está mais determinado a levar o PSB para uma aliança com o PMDB de Silval Barbosa ou até mesmo com o PSDB de Wilson Santos do que sustentar projeto majoritário de Mendes. Valtenir, no fundo, quer salvar a sua reeleição, algo difícil de conquistar se o grupo dos nove não buscar composições majoritárias e proporcionais. Mauro Mendes deve enfrentar dificuldades também nas visitas ao interior por falta de apoio localizado e por estar num partido sem estrutura e muitos filiados.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/146856/visualizar/