Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 02 de Janeiro de 2010 às 22:12

    Imprimir


O presidente eleito de Honduras, Porfirio Lobo, disse neste sábado que será prioritário para seu governo "reconstruir" as relações internacionais do país, afetadas pela deposição, em 28 de junho, do presidente Manuel Zelaya.

Lobo, que assumirá o poder em 27 de janeiro, indicou que buscará "reconstruir as relações interrompidas" pela rejeição da comunidade internacional à deposição de Zelaya e ao governo interino de Roberto Micheletti.

Considerou que "isso é temporário", pois "pode haver problemas com um governante, mas não com um povo".

"Vamos convidar todos" os países para a posse, embora "de repente não alcancemos a presença de todos", disse o líder eleito aos jornalistas no aeroporto de Tegucigalpa, ao retornar das férias com sua família nos Estados Unidos.

A maior parte da comunidade internacional não reconhece o triunfo de Lobo por considerar que as eleições de 29 de novembro foram realizadas em meio à ruptura constitucional.

A posse será "uma realização nossa [dos hondurenhos], uma festa nacional", sem excessos e com a participação de artistas locais, adiantou o futuro presidente.

Lobo ressaltou que, após as eleições, "não há nem vencedores, nem vencidos", mas "triunfou a democracia".

Reconheceu que "é muito difícil" a situação econômica que encontrará quando assumir o governo, produto da crise financeira internacional e do conflito político interno.

Apontou que buscará "gerar confiança nos investidores" para que tragam seus recursos para Honduras e gerem empregos.

O assessor e porta-voz de Zelaya, Rasel Tomei, reiterou em declarações à Rádio Globo de Tegucigalpa que o destituído governante "respeitará a posse de 27 de janeiro", quando termina o mandato de quatro anos para o qual foi eleito em 2005.

Zelaya está refugiado na embaixada do Brasil em Tegucigalpa desde o dia 21 de setembro, depois de voltar clandestinamente ao país, do qual foi expulso pelos militares em 28 de junho, quando o Parlamento designou Micheletti como governante.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/147265/visualizar/