Na espontânea, tucano chega a 21% na Capital
O prefeito cuiabano é o primeiro colocado também na pesquisa espontânea em Cuiabá na corrida ao governo estadual. Seu nome é citado por 21,9% pelo eleitorado, aponta pesquisa do instituto Marke feita nos dias 26 e 27 deste mês. Foram ouvidas 1.021 pessoas em 114 bairros. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos. O empresário Mauro Mendes (PSB) está em segundo lugar, com 15,8%. Segundo a pesquisa espontânea, 6,1 pontos percentuais separam Wilson de Mendes.
O nome do peemedebista Silval Barbosa aparece em terceiro lugar. Detém 6,1%. Silval tem o governador Blairo Maggi como um dos principais cabos eleitorais. Ele assume o Paiaguás daqui a três meses. Já o ex-governador e ex-prefeito de Várzea Grande Jayme Campos (DEM), que tem um acordo com Wilson para o nome que melhor figurar nas pesquisas a partir de 2010 vir a ser o candidato do grupo, é lembrado nesta amostragem espontânea por somente 3% dos entrevistados.
No caso da pesquisa espontânea, não é oferecida uma lista de pré-candidatos aos entrevistados, ou seja, define o nome de preferência espontaneamente. Assim, Maggi, que já está no segundo mandato como governador e não poderia disputar nova reeleição, é lembrado por 1,5% dos entrevistados. O juiz federal Julier Sebastião, que tem até abril para decidir se disputa ou não o governo, figura com 1,1% das intenções de voto.
O deputado estadual Sérgio Ricardo (PR), que chegou a ensaiar candidatura, mas desistiu após o anúncio de Maggi sobre o apoio a Silval, aparece com 0,3%, seguido da deputada federal Thelma de Oliveira (PSDB), com 0,2%, e pelo ex-senador Antero Paes de Barros (PSDB), com 0,1%. O percentual de indecisos é considerável. Chega a 47,8%, enquanto 2,3% afirmam que, se as eleições fossem hoje, votariam em branco ou anulariam o voto.
Comentários