Wilson e Jayme empatados para o governo, diz Vox Populi
Instituto Vox Populi aponta empate técnico entre o prefeito Wilson Santos (PSDB) e o senador Jayme Campos (DEM) para disputa majoritária
Pesquisa Vox Populi de intenção de voto para o governo do Estado revela um empate técnico entre o prefeito de Cuiabá Wilson Santos (PSDB) e o senador Jayme Campos (DEM). Principais críticos do governo Blairo Maggi (PR), os dois já fizeram um acordo no qual o melhor colocado nas pesquisas no ano que vem será o candidato da oposição com a promessa mútua de apoio.
Num cenário em que nove nomes são apresentados ao eleitor (modalidade estimulada), Wilson Santos aparece com 21% das intenções de voto. Jayme Campos contabiliza 20%.
Os pesquisadores foram a campo entre os dias 9 e 13 de dezembro, ouvindo mil eleitores em 40 municípios, alguns deles sorteados aleatoriamente. Em Cuiabá houve 400 entrevistas. A margem de erro é de 3.1 pontos percentuais para mais ou para menos, o que implica em empate técnico entre Wilson e Jayme.
Também empatados com 10% das intenções de voto cada aparecem o deputado Carlos Abicalil (PT) e o vice-governador Silval Barbosa (PMDB), que tem o apoio do governador Blairo Maggi.
Em quinto lugar surge o empresário Mauro Mendes (PSB), lembrado por 7% dos eleitores. O deputado estadual e presidente da Assembleia José Riva (PP) computa 6% das citações. O também deputado Otaviano Pivetta (PDT) conta com 2% das intenções, seguido do juiz Julier Sebastião da Silva, que não é filiado a partido algum, com 1%. O diretor-geral do Dnit Luiz Antônio Pagot também tem 1%. O contingente que disse não votar em nenhum dos nomes, em branco ou nulo chega a 4%. Outros 18% não souberam ou não responderam.
O cenário fica bem mais “apertado” na modalidade espontânea, na qual o eleitor não é confrontado com os nomes dos postulantes. Neste modelo, o eleitor foi apresentado à seguinte pergunta: “se a eleição para governador fosse hoje, em que você votaria?”.
Wilson Santos foi citado por 5% dos entrevistados, assim como Jayme Campos. Apesar de não ser candidato ao Paiaguás, o governador Blairo Maggi aparece com 4%, mesmo percentual atingido pelo seu vice Silval Barbosa. O deputado José Riva tem 3%. Carlos Abicalil, Mauro Mendes e Luiz Antônio Pagot aparecem com 1%. Nada menos que 72% não souberam dizer um nome ou não responderam à pergunta. Três por cento afirmaram que votariam em branco, nulo ou em nenhum. Candidatos com menos de meio por cento somaram 2%.
Na modalidade estimulada, a pesquisa testou também os cenários possíveis em que Jayme Campos ou Wilson Santos abram mão da candidatura.
No primeiro caso, Wilson Santos estaria liderando com folga a corrida pelo governo, com 34% das intenções. Silval Barbosa viria atrás com 18%, seguido de Otaviano Pivetta e Julier da Silva, ambos com 3%. Este cenário não inclui o nome do empresário Mauro Mendes.
Quando confrontado em um cenário sem Silval Barbosa e com Mauro Mendes, Wilson Santos sobe para 39% das intenções, contra 11% do empresário. Pivetta surge com 4% e Julier da Silva, 3%.
No caso em que o candidato da aliança DEM-PSBD é Jayme Campos, o democrata tem 32% da preferência, seguido de Silval Barbosa, com 21%. Otaviano Pivetta e Julier surgem com 3% cada.
Quando Silval Barbosa é retirado da lista dos candidatos, Jayme alcança 35% e Mauro Mendes aparece com 10%. Otaviano Pivetta vem atrás com 4% e Julier da Silva, 3%.
Num eventual segundo turno, a pesquisa mostra que Wilson Santos venceria Silval Barbosa e Mauro Mendes se a eleição fosse hoje. Num dos cenários, o tucano tem 37% das intenções, contra 22% do vice-governador. Neste caso, 11% dos entrevistados disseram não votar em ninguém, nulo ou branco. Trinta por cento não souberam ou não responderam.
Contra Mauro Mendes, a vantagem de Wilson Santos ainda é maior. Ele teria 45% dos votos, ante os 12% de Mauro Mendes. Onze por cento responderam que não votariam em ninguém, em branco ou nulo. Já 33% não souberam ou não responderam.
Comentários