Estado reduz índice de desmatamento e fica na 3ª colocação
Mato Grosso caiu mais uma posição no ranking do desmatamento da Amazônia e passa a ocupar a terceira colocação, atrás do Pará e Amazonas. Porém, ainda pertence a um grupo de Estados que mais agride a floresta. Dados do Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) mostram que em novembro foram derrubados 75 km2 de vegetação, 21% a mais que no mesmo mês de 2008, quando a derrubada foi de 61 km2. Embora tenha havido um aumento no cenário geral, Mato Grosso diminuiu a participação na devastação e foi responsável pela derrubada de 5 km2, o que representa 6% do total de desmatamento. Os números divulgados pelo Imazon mostram que em novembro o Pará foi responsável por 69% do desmatamento, com 51 km2, em seguida vem o Amazonas com 8 km2 (11% do total) de novas áreas desmatadas.
Para o secretário Adjunto de Qualidade Ambiental da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Salatiel Alves de Araújo, o saldo alcançado por Mato Grosso é bastante positivo e mostra que o Estado caminha para a sustentabilidade. Ele destaca que o nosso território é bem maior que dos Estados pertencentes ao grupo que menos desmatam, porém temos afetado cada vez menos a Amazônia. Ele atribui a queda a conscientização e acredita que Mato Grosso caminha para a conservação da floresta em pé.
Salatiel afirma ainda que no mundo o Estado é um dos poucos com preocupações com o meio ambiente, como preservação de leitos de rios, entre outras medidas de conservação, além de políticas públicas com este foco. Para o secretário, Mato Grosso encerra 2009 com saldo positivo e com muito a comemorar.
Aumento - Além do aumento registrado em novembro, o desmatamento também cresceu no acumulado de agosto a novembro, os 4 primeiros meses do calendário oficial do desmatamento, quando a devastação somou 757 km2. O montante é 29% a mais que o mesmo período de 2008, quando o registrou foi de o acumulado foi de 586 km2.
Comentários