Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Terça - 22 de Dezembro de 2009 às 19:24

    Imprimir


O Ministério da Saúde lançou neste terça-feira uma campanha para aumentar o cadastro de doadores de medula óssea no Brasil. Com o tema "Seja o amigo oculto de alguém por toda a vida", a campanha pretende aumentar as doações para tratar de pacientes com leucemia.

Originado na medula óssea, este câncer diminui a produção de células sanguíneas normais, causa transtornos como anemias, dores de cabeça, nos ossos e articulações, prejudica a qualidade de vida e pode levar à morte.

Segundo o ministério, o Brasil tem o terceiro maior banco de doadores de medula do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e Alemanha, com mais de um milhão de pessoas inscritas.

O Redome (Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula) teve crescimento de 10.814% em relação a 2001, quando havia 12.550 pessoas registradas. Mesmo com o avanço, os pacientes com leucemia enfrentam dificuldade para encontrar um doador compatível.

Quando não há um familiar próximo que possa doar, a solução para o transplante é procurar um doador no Redome --mas estima-se que, para um milhão de pessoas, há apenas um doador compatível. De acordo com o ministério, atualmente há 979 pacientes em busca de um doador.

Para se cadastrar no Redome, o doador deve procurar o hemocentro de sua cidade. Se for verificada compatibilidade com algum paciente, o doador é, então, convocado a realizar testes confirmatórios e fazer a doação. Além de ser indicado para o tratamento de leucemia, o transplante de medula óssea é utilizado em casos de linfomas e de alguns tipos de anemias.

Para saber mais sobre a campanha, visite a página.

Sangue

A Secretaria da Saúde de São Paulo também lançou uma campanha nesta terça, mas com o objetivo de manter os estoques dos bancos de sangue durante as festas de fim de ano e as férias. Neste período, segundo a secretaria, existe queda nas doações.

A pasta pede que aquelas pessoas que vão viajar antecipem a doação. As unidades de coleta funcionarão em horários especiais e serão fechadas somente nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro. Para saber os horários e locais, visite a página.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/147909/visualizar/