Toyota deve reduzir custos de peças em 30%, dizem jornais
A Toyota Motor planeja reduzir os custos de compras de peças em cerca de 30% nos próximos três anos para ajudar a voltar à lucratividade, afirmou a imprensa nesta terça-feira.
A Toyota pediu a seus fornecedores que cortem preços de algumas peças entre 30 e 40 por cento para carros que cheguem ao mercado até 2013, disse o jornal "Asahi". O jornal "Nikkei" afirmou ainda que a montadora planeja migrar para materiais e componentes mais baratos.
O porta-voz da Toyota, Takanori Yokoi, disse que a empresa fez "várias sugestões incluindo redução de custos" a fornecedores na segunda-feira, mas preferiu não dar mais detalhes.
A montadora, que prevê seu segundo prejuízo operacional consecutivo, planeja revisar os projetos de seus carros para ajudar a cortar custos, segundo os dois jornais.
O pedido da Toyota para queda de 30% nos custos --a maior redução em 10 anos-- acontece enquanto a montadora tenta melhorar sua competitividade de preço nos mercados emergentes, segundo o "Asahi". Para o jornal, as preocupações sobre o contínuo fortalecimento do iene também estão por trás da medida.
Comentários