Ex-presidente da Câmara de Cuiabá é denunciado
O Ministério Público de Mato Grosso denunciou o ex-presidente da Câmara Municipal de Cuiabá Lutero Ponce de Arruda, sob a acusação de formação de quadrilha, desvio de receita pública municipal e fraude à licitação. O ex-vereador foi cassado em novembro, suspeito de desvio de verbas.
De acordo com o MP, R$ 3,9 milhões de verbas públicas foram desviadas entre 2007 e 2008 e mais R$ 3,8 milhões foram aplicados indevidamente.
Além de Lutero, outras nove pessoas, funcionárias da Câmara, foram denunciadas sob a acusação de participar do esquema, em que a contratação de serviços e a compra de produtos eram fraudados. Os serviços eram prestados parcialmente e o pagamento feito de forma integral. A diferença era embolsada pela quadrilha.
De 44 cartas-convite averiguadas durante a investigação, 26 não tiveram os serviços prestados ou mercadorias fornecidas. No restante, foi constatado o fornecimento parcial de mercadorias. A quadrilha fez contratos com empresas fantasmas em alguns casos.
Segundo o MP, foram feitas aquisições em quantidades "absurdas". De todo o material supostamente adquirido para copa, em 2008, apenas 1% foi utilizado. Na lista, estão 572 litros de adoçante, 10,5 milhões de copos descartáveis e 11 toneladas de biscoitos.
A reportagem não conseguiu localizar os denunciados ou seus advogados.
Comentários