Denatran homenageia vencedores do IX Prêmio de Educação
O Departamento Nacional de Trânsito realizou nesta quinta-feira (17/12) a solenidade de entrega do IX Prêmio Denatran de Educação no Trânsito. Os melhores trabalhos sobre o tema Trânsito produzidos por estudantes, educadores, órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito, organizações, instituições e empresas foram premiados.
Durante a cerimônia o ministro das Cidades, Marcio Fortes de Almeida, ressaltou que o concurso visa mais do que premiar bons trabalhos, “Que os vencedores do Prêmio sejam multiplicadores das boas iniciativas, para que no futuro se tornem cidadãos conscientes. É preciso compreender que todos somos partes do trânsito, com direitos e deveres, por isso, é preciso haja uma relação de respeito entre motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres”.
No ano da Educação no Trânsito, tema escolhido pelo Contran para a Semana Nacional de Trânsito, o diretor do Denatran, Alfredo Peres da Silva, aproveitou para destacar as ações que o Órgão vem fazendo. “É essencial o empenho de todos para um trânsito mais seguro, por isso, temos formulado leis, promovido campanhas e garantindo recursos para serem investidos na educação de trânsito. Neste ano capacitamos mais de 3 mil profissionais da área de trânsito em todo o País, maior número alcançado na história do Denatran. Além disso, realizamos palestras voltadas aos estudantes do ensino médio”.
Também estiveram presentes na cerimônia o secretário executivo do Ministério das Cidades, Rodrigo Figueiredo, os deputados federais Hugo Leal, representando a Comissão de Viação e Transporte, Beto Albuquerque, presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro e Emília Fernandes, autora da Lei 12.006 que obriga as peças publicitárias de produtos oriundos da indústria automobilística a terem mensagens educativas sobre trânsito.
O concurso tem o objetivo de incentivar diversos setores da sociedade a refletirem sobre aspectos relativos à segurança, ao respeito e a cidadania no trânsito. Nesta edição foram premiados 29 trabalhos, produzidos por representantes de Alagoas, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, São Paulo, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A Prefeitura Municipal de Guará/SP foi homenageada por ter enviado o maior número de trabalhos.
Comentários