Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 17 de Dezembro de 2009 às 07:51
Por: Sonia Fiori

    Imprimir


A cúpula do Partido Progressista se reúne hoje, às 15h, no auditório da Assembleia Legislativa, para iniciar os debates sobre as Eleições 2010. A legenda é cobiçada entre as principais lideranças do Estado para compor no próximo pleito.

Apesar de reunir uma série de lideranças, no momento, já se admite que a sigla dificilmente lance candidatura própria. Porém, a estratégia aponta para um discurso de formação de chapa majoritária até como forma de reforçar a sigla para futuras composições.

Representante do PP estadual, o deputado federal Eliene Lima defenderá no ato a possibilidade de o partido lançar o presidente do Poder Legislativo, deputado José Riva (PP), na corrida ao governo ou ainda ao Senado.

De acordo com Eliene, o PP tem demonstrado sua força política com o crescimento da legenda em Mato Grosso. Além de forte representação política, a sigla é vista hoje como um dos partidos com chances reais de obter bons resultados nas próximas eleições. Para o parlamentar, esse contexto aliado a nomes de peso como o do deputado Riva sustentam o lançamento de um projeto próprio.

“Existe certa resistência do deputado Riva de aceitar essa missão. Mas ele é o nome do PP que tem todas as chances de liderar uma corrida pelo governo do Estado ou então ao Senado. Por isso vou defender o nome dele para essa chapa majoritária”, enfatizou. O deputado revelou ainda que o PP possui chapas com nomes de destaque para disputar vagas na Câmara Federal e ainda na Assembleia Legislativa. O quadro aponta para a possibilidade de a disputa à proporcional ser pontuada com chapa pura. No entanto, ele lembrou que o assunto ainda não foi definido.

Eliene reconheceu que o PP tem sido cortejado por vários partidos para uma eventual coligação em 2010. No entanto, afirmou que o partido também espera apoio – caso se confirmem as expectativas de lançamento de candidatura ao governo. “Podem vir todos os partidos. Estamos abertos ao diálogo e isso vale para todos”, ponderou. Ele destacou ainda as chances de siglas como o PMDB virem a se aliar ao PP. Entretanto, lembrou que a definição do quadro de alianças só ocorrerá no ano que vem.

Durante o encontro, a direção do PP também realizará balanço dos trabalhos realizados no decorrer deste ano. Também entra em pauta a programação que visa o fortalecimento da legenda e que deverá ser concretizada neste fim de ano. Na avaliação de Eliene, cada representante do partido deve dar cota de esforço para colaborar com a melhoria das ações da sigla visando o processo eleitoral.

O deputado lembrou ainda que se for entendimento do partido não participa da chapa majoritária, mas irá reforçar sua tese de “liberação” de apoio dos representantes do PP. Nesse caso, cada representante progressista pode firmar respaldo a um determinado candidato de maneira independente.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/148300/visualizar/