Nova Marilândia comemora aniversário inaugurando obras
Blairo Maggi participará de eventos comemorativos
O município de Nova Marilândia vai comemorar em grande estilo na próxima sexta-feira seu aniversário de emancipação político administrativa. Tudo por que várias atividades estão sendo preparadas para marcar a data e demonstrar a transformação que ocorreu na cidade desde sua emancipação até agora, principalmente nos últimos nove anos, quando saiu da condição de submissão econômica para se tornar referência estadual e nacional de desenvolvimento econômico e social.
O atual prefeito Juvenal Alexandre, foi o primeiro vice-prefeito da cidade e um dos que participou da articulação junto com seu grande parceiro José Aparecido dos Santos, Cidinho, para que o então distrito se tornasse independente e pudesse seguir seus passos na busca pelo crescimento. Durante grande parte de sua vida, foi professor da escola estadual existente.
Hoje administrando a cidade que ajudou a construir, Juvenal Alexandre, disse que se sente feliz por fazer parte deste momento da cidade, onde chegou em 1981, ou seja, dez anos antes de se tornar município. “De lá para cá muita coisa mudou, aquela pequena vila se tornou uma cidade forte, pujante, em franco desenvolvimento e hoje ajuda a movimentar a economia das cidades em volta” classificou Alexandre.
A administração municipal prepara uma séria de inaugurações que terão inicio as 15h30 de sexta-feira (18.12), com a presença do Governador Blairo Maggi, o vice-governador Silval Barbosa, secretários estaduais, deputados estaduais, federais, senadores e lideranças políticas regionais e locais. Estão programadas as inaugurações de diversas obras como, a pavimentação de 10,5 km da MT 160 que liga a cidade ao Chapadão do Parecis, uma rede de iluminação pública (2.500 mts), as praças dos Bairros Renascer e Planalto, e a recuperação do posto telegráfico “Marechal Rondon” entre outras.
O município acaba de receber do Governo Federal, uma patrulha mecanizada que vai atender um projeto de plantio de abacaxi, seringueira e eucalipto, composto de trator, carreta e grades niveladoras. O chefe do poder executivo municipal, disse que vem desenvolvendo outros projetos importantes na recuperação de áreas degradadas. “Estamos buscando recuperar essas áreas e realizando um trabalho educacional para evitar que tenhamos novos prejuízos ambientais” disse.
Juvenal Alexandre, disse ainda que apesar das dificuldades financeiras por que passam os municípios de todo o Brasil, ele conseguiu com austeridade manter em dias os compromissos da administração e termina o ano com a folha de pagamento dos servidores públicos municipais, contratados e fornecedores em dias. “O saldo é positivo, fechamos o ano com folha, 13º salário e o mês de dezembro em dias, sem falar dos contratados e fornecedores, o dinheiro da folha já está na conta salário e os servidores irão receber no próximo dia 21” informou.
O prefeito de uma das cidades que mais crescem na região, fez questão de destacar a importância do amigo Cidinho, com quem mantém uma relação de amizade duradoura e uma parceria de sucesso, neste processo de crescimento, principalmente neste primeiro ano de gestão. “Nestas andanças em busca de recursos, seja em nível de estado e em nível federal, Cidinho, tem sido muito importante, e tenho que lhe agradecer, pois vem ajudando muito nossa equipe” destacou.
Outra homenagem feita, se dirige a Câmara de Vereadores, que de acordo com ele, desempenha de forma responsável sua função, mantendo uma parceria na consolidação do desenvolvimento econômico da cidade, destacando inclusive a atuação do presidente da casa, vereador Gilmar Pânica e o seu líder no legislativo, vereador Rogério Chaves. “A câmara como um todo, são grandes parceiros e colaboraram para que tenhamos governabilidade, apoiando nossos projetos e nos ajudando a governar” salientou Juvenal. Que emendou “Os nossos funcionários, servidores e secretários também merecem minhas homenagens, por que eles carregam este município, buscando atender da melhor forma a população e dar prosseguimento aos nossos projetos” concluiu.
História de Nova Marilândia
As origens de Nova Marilândia provém do garimpo de diamantes, atividade desenvolvida na região desde o século XVIII.
A denominação é referência ao Ribeirão Maria Joana, segundo dados históricos, recebeu como homenagem a uma mulher, chamada Maria Joana e que muito ajudou aos garimpeiros em 1958, período em que chegou a região Manoel Rodrigues de Araújo, fundador da localidade.
Fontes históricas sobre a pessoa de Maria Joana são contraditórias. Dizem que foi uma índia velha, muito boa para os garimpeiros, e em sua homenagem deram o nome ao rio situado à esquerda de uma antiga aldeia indígena. Outra fonte afirma que Maria Joana era compradora de diamantes - uma capangueira - no jargão garimpeiro, e que ajudava o povo de modo decisivo.
De qualquer forma, o lugar passou a ser chamado de Garimpo da Maria Joana, sendo que alguns anos depois foi mudado para Marilândia. A troca de nome se deveu a Alinor Luíz da Silva, Gerônimo de Moraes Cajango e José Pinto Ferreira, que receberam apoio e o de acordo do padre Agostinho, que mais tarde seria bispo de Diamantino.
Ao ser criado o município de Marilândia incluiu-se o termo Nova, para diferenciá-lo de outro, já existente no Estado do Paraná. O município de Nova Marilândia foi criado em 19 de dezembro de 1991, através da Lei Estadual nº 5.900.
Comentários