Jayme e Wilson são nomes mais rejeitados ao Paiaguás
O senador Jayme Campos aparece como o mais rejeitado pelo eleitorado mato-grossense e empatado tecnicamente com o prefeito cuiabano Wilson Santos. Curiosamente, o tucano é o líder das pesquisas espontânea e estimulada. O levantamento do instituto Mark detecta que hoje 12,1% não votariam de jeito nenhum no democrata para o Palácio Paiaguás. Jayme já ocupou cadeira de governador de 91 a 94 e foi prefeito de Várzea Grande três vezes. Foram ouvidos 1.334 eleitores entre 4 e 8 deste mês. Os pesquisadores percorreram 45 municípios para realizar o trabalho de campo. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Desse modo, Jayme e Wilson estão empatados em primeiro lugar na rejeição popular. Essa aferição é importante porque identifica cenário de eleitores que já estão decididos a não votar nesse ou naquele candidato.
O terceiro mais rejeitado como pré-candidato ao Paiaguás e na condição de empate técnico com Jayme é o juiz federal Julier da Silva. Dos entrevistados, 9,9% adiantaram que não votam no magistrado de forma alguma. O nome do empresário Mauro Mendes, derrotado no segundo turno na disputa à Prefeitura de Cuiabá em 2008, detém resistência de 5,5%.
A menor rejeição, em que pese aparecer empatado tecnicamente com Mendes, é do vice-governador e pré-candidato do PMDB Silval Barbosa. Não votariam de jeito nenhum no peemedebista 4,3%. Nesta amostragem sobre rejeição, 53,4% dos eleitores preferiram declarar que estão indecisos, enquanto 3,8% revelaram que vão votar em branco ou anular o voto.
Comentários