Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 10 de Dezembro de 2009 às 07:59
Por: Jean Campos

    Imprimir


Governador deixa o Poder Executivo e afirma que também termina o compromisso com os partidos que formam atual base de sustentação

No início de 2010, o governador Blairo Maggi (PR) deixa para o vice-governador Silval Barbosa (PMDB) não só a chefia do Executivo Estadual, mas, a tarefa de reestruturar a base do governo e, consequentemente, o staff. Ontem, antes de embarcar para a Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 15), em Copenhague, Maggi declarou que no dia 3 de abril - data em que renunciará o mandato para cuidar de sua candidatura ao Senado Federal – será o fim de seu compromisso com os partidos da base aliada.

“A partir de então será outro governo, o de Silval Barbosa. Ele que monte sua estrutura da forma que achar mais adequada”, explicou Maggi. Embora sejam do mesmo arco de aliança, Blairo trata da mudança como uma transição de governo, enfatizando que a composição do staff de Silval será uma escolha pessoal.

Assim que deixar o governo, Maggi promete exonerar todos os secretários e pelo menos cinco não irão retornar ao governo para tratar dos projetos de candidatura: os secretários de Ciência e Tecnologia, Chico Daltro; de Educação, Ságuas Moraes; de Esportes e Lazer, Baiano Filho; de Projetos Estratégicos, José Aparecido dos Santos, o Cidinho; e de Desenvolvimento Rural (Seder), Neldo Egon Weirich. Além dos secretários, dois presidentes de autarquia estão na eminência de se lançarem candidatos: o presidente do Detran, Teodoro Lopes (o Dóia), e do diretor-presidente da Empresa de Pesquisa e Assistência e Extensão Rural, Leôncio Pinheiro.

Maggi garantiu que até sua saída não fará mais nenhuma substituição nas pastas. Contudo, defende que os partidos da base aliada coloquem os cargos à disposição assim que ocorrer a troca de governo. A declaração pode ser um chamado ao DEM, partido da sustentação que dialoga com o PSDB, principal oposição ao governo Maggi.

Mesmo ciente de que terá que convocar um novo secretariado, Silval Barbosa prefere não adiantar nomes. Apenas diz que irá optar por uma composição política. Nos bastidores, especula-se que Silval tentará reaproximar dos democratas oferecendo uma das secretarias ao partido.

Hoje, o vice-governador assume o governo do Estado pela nona vez num período de três anos. Esta é a quarta vez, somente neste ano, que Silval fica à frente do Poder Executivo estadual, totalizando aproximadamente seis meses no cargo de governador. Enquanto Silval ensaia como governador, Maggi prevê dias turbulentos para o sucessor.

“Ele [Silval Barbosa] tem que se preocupar com a administração, com a governabilidade e com a campanha que acontecerá ao mesmo tempo. Isso não será fácil”, finalizou o governador.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/148903/visualizar/