Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Segunda - 07 de Dezembro de 2009 às 14:55

    Imprimir


A companhia de dança Vôo Livre continua apresentando o espetáculo de ballet Carmem, uma adaptação mato-grossense que se difere em algumas características da ópera de mesmo título. As próximas exibições acontecem nos dias 08 e 09 de dezembro, no teatro da Escola Estadual Liceu Cuiabano, as 20h30. A entrada é 1 kg de alimento não perecível, que será doado para instituições de caridade.

A coreografia é de Paulo Medina, que se baseou na montagem do embaixador cultural da Suécia, Cullberg ballet, e as músicas são de Rodion Schedrin e Loic Bertrand, que provém das suítes extraídas da obra do compositor francês Georges Bizet. A apresentação marca os 18 anos de fundação da Companhia de Dança Vôo Livre.

O espetáculo acontece em ato único e quatro cenas. Algumas personagens da ópera, não aparecem com as mesmas características no ballet. Exemplo disso é que às vezes, um mesmo bailarino interpreta múltiplos personagens. Embora a adaptação faça algumas mudanças, o drama respeita a tragédia de Prosper Merimée e, tal como no original, termina com a morte de Carmen e Don José.

Sobre o espetáculo

A história se passa na cidade espanhola de Servilha, onde os militares, entre eles cabo Don José, procuravam garantir a paz. Esses homens vigiam em especial as cigarreiras, entre elas se encontra a cigana Carmen. O ballet começa com o tema do destino, momento em que se da a entrada de Carmen, uma mulher que se volta suas atenções para Don José. Diante da entrada do personagem que representa o Destino, a música torna-se dramática. A cena interrompe o jogo do amor e da sensualidade. As cartas ciganas anunciam dias sombrios.

Na taberna de Lílas Pástias, reduto boêmio, a alegria e a sensualidade de Carmen contagiam a todos. Uma briga se instaura no ambiente envolvendo homens e mulheres. No centro da discussão, Carmen corta o rosto de uma das mulheres. A guarda procura cessar a desordem, enquanto Carmen tenta fugir, mas sem êxito e é presa. Na prisão, utiliza os seus encantos para seduzir Don José. O cabo cede aos seus investimentos e assume a responsabilidade pela fuga. Entretanto, o Destino, de novo em cena, confirma as suas previsões. Don José mata o oficial.

O vitorioso toureiro Escamillo, entra em cena e desperta a atenção e os sentimentos de Carmen. O triunfo, a fama e a fortuna que envolve o toureiro contagiam a alma da cigana. A entrada do Destino reafirma que as cartas estão lançadas e revela que Carmen se encontra numa encruzilhada. A protagonista volta a se encontrar com Don José e os dois se entregam à paixão.

O triunfo do toureiro Escamillo ressoa na praça e, enquanto ele saboreia o sabor da vitória, Don José se consome de ciúmes. O Destino reaparece e junto a ele vem a morte, que aparece trazendo uma faca que mergulha no peito da cigana. A mão de Carmen acompanha a lâmina de metal que lhe tira a vida, procurando o rosto de Don José, que assim enfrenta o seu trágico e fatal destino.

SERVIÇO:

Espetáculo: Carmen

Local: Teatro da Escola Estadual Liceu Cuiabano

Data: 08 e 09 de dezembro

Horário: 20h30 - Entrada 1 kg de alimento não perecível





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/149202/visualizar/