Índia propõe reduzir intensidade de carbono entre 20 a 25% até 2020
Jairam Ramesh, ministro do Meio Ambiente da Índia, anunciou nesta quinta-feira (3) a meta da Índia de reduzir sua intensidade de carbono entre 20 a 25% até 2020 em relação a 2005. Ainda assim, "as emissões crescerão", disse o ministro, às vésperas da conferência do clima de Copenhague, que começa nesta segunda-feira (7).
"Intensidade de carbono" significa a quantidade de CO2 emitida por cada unidade do PIB (Produto Interno Bruto).
No entanto, a redução seria apenas um comprometimento doméstico, e não seria legalmente vinculante, disse o ministro após quase quatro horas de discussões.
O anúncio era esperado para hoje, e ocorre na semana seguinte em que China e EUA fizeram os seus.
A China se comprometeu em reduzir entre 40% e 45% a intensidade carbônica em 2020 em relação a 2005. Já os EUA ofereceram a meta de reduzir 17% das emissões em 2020 em relação a 2005.
A Índia, um dos maiores emissores, estava sob pressão para anunciar detalhes de como iria controlar as suas crescentes emissões de carbono.
No máximo, o governo indiano havia se declarado disposto a assinar um "objetivo global ambicioso" para a redução de emissões de gases do efeito estufa, neste sábado (28).
Um relatório divulgado na quarta-feira (2) indicava que a Índia poderia cortar a sua intensidade de carbono em 24% até 2020, em comparação com os níveis de 2005, segundo relatório do governo obtido pela agência de notícias Reuters.
Com agências internacionais
Comentários