Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Sábado - 13 de Julho de 2013 às 20:02

    Imprimir


O tradicional Festival de Inverno de Chapada dos Guimarães corre o risco de não acontecer este ano. O evento estava previsto para o período de 14 a 30 de junho, mas foi adiado para 31 de julho e 4 de agosto por falta de repasse de recursos do governo do Estado. 


 
Conforme a secretária de Turismo de Chapada dos Guimarães, Sônia Bezerra, ainda não há garantias de que o evento se realize. “A certeza eu vou ter somente no final da semana que vem. Segunda a gente tem reunião com o governo do Estado e na terça um outro encontro.


 
  A pré-programação já está até definida, mas a secretária não oficializa com medo dos planos não se viabilizarem. Os recursos podem não ser liberados ou chegar de última hora. Neste caso, os artistas podem até desistir de esperar pelo sinal previsto em contrato e os organizadores teriam que correr atrás de outras atrações.


 
  O custo do Festiva de Inverno chega a R$ 1,2 milhão e não há um centavo sequer no orçamento do município para esta finalidade. Segundo Sônia, um evento desta magnitude demanda muito dinheiro, desde o cachê dos artistas nacionais e regionais que irão cantar e tocar até a instalação de palco e iluminação, fechamento de ruas e alimentação das policiais, bombeiros e agentes do conselho tutelar que vão trabalhar na noite.


 
  O RDNews apurou que a pasta de Turismo, Cultura e Meio Ambiente de Chapada dos Guimarães têm orçamento irrisório de apenas R$ 100 mil por ano, que não dá sequer para manter o funcionamento da máquina, quanto mais aplicar em projetos e atividades nas três frentes de trabalho. Para piorar, o Conselho Municipal de Turismo perdeu quatro de seus membros nessa , entre eles, a então presidente Rosilei Aparecida da Silva. O grupo abandonou os cargos alegando falta de estrutura de trabalho.


 
  A situação e a falta de apoio governamental assustam os mato-grossenses, pois as belezas naturais de Chapada dos Guimarães são conhecidas internacionalmente. Ao que parece, o Estado também não tem orçamento e o Festival de Inverno está fadado ao fracasso, pois o secretário estadual de Turismo Jairo Pradela (PMDB) “lavou as mãos”. Por meio de sua assessoria de imprensa, informou que quem está tratando pessoalmente do assunto e tentando viabilizar os recursos é o próprio governador Silval Barbosa (PMDB) e a Casa Civil, sob Pedro Nadaf.


 
  A reportagem tentou contato com o prefeito de Chapada José Neves (PSDB), ele chegou a falar em aumentar o orçamento da secretaria de Turismo nos próximos quatro anos, mas ao ser questionado sobre o Festival de Inverno, desligou o telefone sem qualquer cerimônia. A reportagem tentou contato novamente, mas ele não atendeu. Nadaf também foi procurado e também não retornou as inúmeras ligações.




Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/14962/visualizar/