Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quarta - 02 de Dezembro de 2009 às 12:36
Por: Leandro J. Nascimento

    Imprimir


O setor produtivo de Sorriso mostra-se otimista quanto ao desempenho do ciclo 2009/10 de soja. O plantio nos 600 mil hectares destinados à cultura já foi finalizado. Agora, produtores esperam contar com fatores climáticos, menor intensidade de pragas e demais aspectos para garantir boa produtividade. Um levantamento realizado pelo Sindicato Rural junto aos agricultores mostrou que em pelo menos 90% das áreas a condição de desenvolvimento da planta enquadra-se nos níveis "ótimo" e "bom".

Este percentual representa a somatória das variáveis que devem ser observadas pelo agricultor na atividade e que o farão desfrutar de um resultado positivo ao final dos trabalhos. "É um conjunto de desenvolvimento da planta, a qualidade, tudo que envolve e resulta em produtividade, adubação, tratos culturais", exemplificou o presidente Elso Pozzobon.

A preocupação dos produtores rurais, por outro lado, é a comercialização do produto. Em Sorriso, estima-se que pelo menos 45% do produto já tenham destino certo. "O preço da soja tende a diminuir em relação ao que se paga hoje. Logicamente estamos num período em que não há oferta e a soja tem um valor acima do praticado depois", salientou o dirigente sindical, ao contextualizar a relação oferta e demanda no mercado da oleaginosa.

O receio da classe é que os custos da safra não sejam cobertos devido a baixa do dólar. Isto porque a aquisição dos componentes necessários para o plantio ocorreu numa época em que a cotação da moeda era superior à atual. Ontem, por exemplo, o dólar fechou em R$ 1,72, em queda de 1,8%. "O nosso produto é cotado em dólar e com a baixa da cotação é evidente que afeta a receita", ponderou.

Contudo, apesar de tal circunstância, produtores esperam superar o desempenho da safra 2008/09 quando a produtividade média no município alcançou as 54 sacas. Já a produção, aproximados 2 milhões de toneladas. "O agricultor de nossa região é bastante profissionalizado. Agora a comercialização foge do controle e por isso não podemos dizer se teremos lucro", finalizou.

Até o final da semana passada haviam sido comercializados 40% da safra 2009/10 de soja.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/149666/visualizar/