Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 02 de Dezembro de 2009 às 09:52
Por: Thalita Araújo

    Imprimir


O prefeito de Nobres, José Carlos da Silva (PP), em entrevista ao Olhar Direto na última semana, afirmou que a falta de georreferencimento é o principal problema a impedir o desenvolvimento do município atualmente. No entanto, a questão já está sendo encaminhada e o trabalho deve ser realizado pelo Intermat (Instituto de Terras de Mato Grosso).

Silva explica que as maiores belezas turísticas de Nobres estão localizadas em áreas de assentamento. Sem regularização, não é possível fazer absolutamente nada nos locais, como as obras de infraestrutura e turismo. “Sem o georreferenciamento não podemos mexer em nada”, lamenta o prefeito.

O prefeito também comenta que o governo do Estado está desenvolvendo um plano de manejo para poder reabrir a famosa Lagoa Azul para visitação, fechada desde 1995. Na primeira semana de novembro, a Secretaria de Estado e Desenvolvimento do Turismo (Sedtur-MT) realizou assinatura do Termo de Cooperação entre a Sedtur e o Instituto de Terras do Estado de Mato Grosso (Intermat) com o objetivo de realizar o georreferenciamento em Nobres.

Nobres é considerado um complexo turístico, formado por rios e lagoas de águas extremamente cristalinas, com habitat natural de diversas espécies de peixes e plantas, propícias para a prática do mergulho.

O município tem aproximadamente 750 famílias que foram assentadas pelo Incra em pequenas propriedades rurais, sendo que vários lotes foram criados sobre áreas contendo expressivos afloramentos de calcário ricos em cavidades naturais e inúmeras fontes de água.

A Sedtur disponibilizou o valor de R$ 760 mil para a execução do georreferenciamento do assentamento Coqueiral-Quebó, localizada no município, que irá mapear todos os locais turísticos de uma área de 49,3 mil hectares.

(Com informações da assessoria)





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/149690/visualizar/