Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Terça - 01 de Dezembro de 2009 às 22:47
Por: Sandra Pinheiro Amorim/Andréia

    Imprimir


A Associação dos Produtores de Soja do Estado de Mato Grosso (Aprosoja/MT) lançou oficialmente na noite de segunda-feira (30.11), durante a cerimônia de posse da nova diretoria que assume a gestão para o biênio 2009-2011, o projeto Agronegócio Solidário que consistirá na distribuição de bebida de soja para complementar a dieta alimentar diária de mais de 30 mil crianças e mil idosos de Mato Grosso. “No maior estado produtor de alimentos do Brasil, queremos contribuir para que os índices de desnutrição no estado diminuam consideravelmente”, disse o presidente da associação, Glauber Silveira.

Glauber destacou que a associação continuará os trabalhos em prol da política agrícola, renda, endividamento que dedicará esforços principalmente em dois temas fundamentais para o futuro da produção agropecuária que é a logística e a questão da legislação ambiental. “Por isto diante da proximidade do próximo pleito eleitoral quando estaremos elegendo o governador e o presidente da República e também os nossos representantes para o legislativo estadual e federal, conclamo todas as entidades para integrar os planos de governo de todos os candidatos, independente da sigla partidária, pois o nosso propósito é estar inteirado e engajado com os candidatos comprometidos com as melhores propostas para Mato Grosso e para o Brasil”.

O governador do estado Blairo Maggi afirmou que o executivo continuará aberto para continuar o diálogo com o setor produtivo e aproveitou para dizer que dirigentes políticos reconhecem o impacto do setor agrícola para a economia de Mato Grosso. "Conheço a entidade Aprosoja desde o início e esta é definitivamente uma das entidades que vem apresentando de modo coerente as demandas dos produtores de soja", relata. "A classe política de Mato Grosso, senadores, deputados, prefeitos e vereadores, todos nós entendemos a importância que o setor tem para o Estado de Mato Grosso", ressaltou.

O deputado federal e presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) Valdir Collato lembrou que a Aprosoja foi uma das primeiras entidades a dar apoio para formação da Frente e a apoiar o projeto que propõe a criação do novo Código Ambiental Brasileiro. “Mato Grosso, assim como outros estados, precisa ter autonomia para legislar sobre a preservação ambiental. Isso dará respaldo para que as leis sejam executadas respeitando as particularidades regionais”. Collato entregou ao presidente da Aprosoja um exemplar impresso da proposta do novo Código.

O deputado estadual Dilceu Dal’Bosco que preside a Comissão do Zoneamento Socioeconômico Ecológico (ZSEE) na Assembléia Legislativa de Mato Grosso, disse que a adequação da legislação ambiental deve ser a prioridade dos próximos governos. “Se a economia brasileira passou pelo turbilhão da crise, muito se deve aos números positivos do agronegócio. E a legislação ambiental não deve ser um entrave, mas sim deve também ser economicamente e socialmente sustentável. O relatório parcial dos trabalhos feitos pela Comissão Especial já foi entregue. Por isto em breve estaremos votando o Zoneamento que irá representar um grande avanço neste sentido”.

O presidente da Famato e da Aprosoja Brasil Rui Prado destacou a importância do Projeto Agronegócio Solidário. “A cada dois minutos tem uma criança morrendo de fome no Brasil, por isto este projeto é muito significativo e já fará a diferença começando pelo nosso Estado”. Prado destacou ainda o papel da Aprosoja com relação à representatividade. “Em 1989 a Aprosoja Brasil foi criada e na gestão do presidente Glauber os trabalhos desta entidade foram retomados com força total. Hoje a representatividade das duas entidades só tem crescido e a tendência é que a organização e o cooperativismo inspirem outros estados do país. Tanto é que a Aprosoja já existe em sete estados”.

Foram homenageados ao receber placa simbólica por serviços que beneficiaram o setor produtivo o secretário executivo do Ministério da Agricultura, José Gerardo Fontelles, pela Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM), e o deputado federal Valdir Collato, pela proposta do Código Ambiental. O governador Blairo Maggi e o fitopalogista José Tadashi receberam esta mesma homenagem durante a quarta edição do Circuito Aprosoja realizado em abril deste ano. Rieko Hiromoto, esposa do idealizador da Fundação Mato Grosso Dario Hiromoto falecido em outubro deste ano, também recebeu homenagem pelo trabalho do pesquisador frente às inovações de melhoramento genético da soja.

Participaram da posse da diretoria da Aprosoja no Cenarium Rural, no Centro Político Administrativo, o governador Blairo Maggi e o vice Silval Barbosa, a primeira-dama e secretária de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social, Terezinha Maggi, o prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, os senadores Serys Marli e Jaime Campos, os deputados federais Carlos Abicalil, Valdir Collato e Homero Pereira, os estaduais, Dilceu Dal Bosco e Valternir Pereira, os secretários estaduais Luiz Henrique Daldegan (Meio Ambiente), Arnaldo Alves Souza Neto (Planejamento e Coordenação Geral), Onofre Ribeiro (Adjunto de Comunicação Social), Neldo Egon (Desenvolvimento Rural), entre outras autoridades, os presidentes das entidades de classe, empresários do setor, representantes da Embrapa, presidentes de Sindicatos Rurais e produtores rurais.





Fonte: Assessoria de Comunicação/Aprosoja

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/149735/visualizar/