Cine Malagueta movimenta escolas públicas de Rondonópolis
Mais de 300 alunos, do 5º ao 9º ano, da Escola Estadual Sagrado Coração de Jesus, participaram, nesta segunda-feira, 30, da mostra nas escolas do projeto Curta Cine Malagueta, parte integrante do 1° Festival Nacional de Curtas de Rondonópolis. O evento ocorre até o próximo domingo, 6, e abrange mostras de filmes em escolas e em cinema do shopping da cidade. A realização é do Núcleo de Cultura Malagueta e da Terra do Sol, com patrocínio do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio do Conselho Estadual de Cultura e apoio da AMAV/ABD – MT.
Para movimentar a semana e possibilitar acesso a diferentes públicos à linguagem do cinema, o projeto realiza exibições de filmes em diversas escolas. Nesta segunda-feira, 30, no primeiro dia de mostra, receberam o projeto as escolas Sagrado Coração de Jesus, Rasalino Antonio e André Maggi. Nesta terça, 1º, é a vez dos alunos da Escola Princesa Isabel conferir a programação da mostra, às 14h. Amanhã, 2, o projeto passa pelas escolas Santo Antonio, às 9h30 e Daniel Martins Moura, às 14h. Após a projeção dos filmes, o produtor cultural José Paulo Traven dialoga com os estudantes.
Além da mostra nas escolas, a programação do festival conta ainda com uma oficina de Produção e Captação de Imagens para Documentário, ministrada pelo cineasta Leonardo Sant’Ana, entre os dias 30 de novembro a 3 de dezembro, das 19h30 às 21h, na Faculdade Cenecista de Rondonópolis. São duas aulas teóricas e duas práticas. O objetivo é desenvolver nos alunos estratégias de abordagens sobre temas para documentários e a organização para a produção e a captação de imagens. “A oficina culmina na oportunidade de jovens poderem praticar o audiovisual, manipulando câmeras e equipamentos audiovisuais, contribuindo para a prática da produção de cinema em Mato Grosso”, explica o diretor de Cinema e Vídeo, editor de imagem, roteirista e Produtor Cultural, Leonardo Sant’Ana.
Mostra – Já a projeção dos curtas-metragens do festival Curta Cine Malagueta ocorre entre os dias 4, 5 e 6 de dezembro, na Sala 3, do Rondon Plaza Shopping, a partir das 19 horas. Vale ressaltar que a entrada é gratuita.
Ao todo serão exibidas 21 produções, muitas delas premiadas em importantes festivais brasileiros, que vão narrar histórias reais, ficcionais, poéticas e imaginárias. Cada dia da programação, sete produções vão ganhar a tela do cinema.
“A comunidade rondopolitana e região sul-matogrossense terá acesso a uma extensa produção audiovisual de todo o país. Essa experiência poderá gerar discussões conceituais, tecnológicas e políticas, já que as principais sessões do festival são seguidas de debates”, explica o coordenador geral do Festival, José Roberto de Souza, acrescentando que o mais importante é que o público tem a chance de conhecer obras que dificilmente teria acesso, ou ainda entrar em contato com filmes essenciais para a história e formação do audiovisual brasileiro.
Comentários