Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 30 de Novembro de 2009 às 11:39
Por: Aliana Camargo

    Imprimir


Os fiscais do setor de verificação de produtos do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Mato Grosso (Imeq-MT) se organizam para realizar a Operação Papai Noel, nesta segunda-feira (30.11). O trabalho vai até o dia 04 de dezembro e atingirá a grande Cuiabá e cidades do interior, como Alta Floresta, Campo Novo dos Parecis, Água Boa e Alto Taquari.

A Operação Papai Noel é realizada no Brasil inteiro, uma vez por ano. O foco da fiscalização são as luminárias tipo pisca-pisca, brinquedos, panetones, frutas cristalizadas, castanhas e bebidas espumantes.

A verificação consistirá em perceber se os panetones têm a indicação da massa, os dados do fabricante e/ou importador e se o peso efetivo está de acordo com a indicação da embalagem. Esse último dado vale também para as frutas cristalizadas e as castanhas. Quanto às bebidas, têm que ter a indicação do volume líquido, além dos dados do fabricante e/ou importador e o volume indicado no rótulo da garrafa deve ser igual ao volume efetivo.

No setor de brinquedos deverão ser verificados os selos da conformidade, que devem conter a recomendação da faixa etária e o código de barras.

Atenção redobrada também para as luminárias, especialmente os pisca-piscas utilizados na decoração nesta época do ano. Assim como as luminárias, os plugues, cordões e cabos não podem ser de material ferroso. A tomada deve ter a indicação da tensão e alguns itens que estejam de acordo com a portaria 27/2000 do Inmetro.

Os alimentos serão examinados no laboratório do Imeq-MT. Enquanto que os brinquedos e as luminárias serão verificados nos pontos de venda.

Lembre-se: o consumidor deve exercer a sua cidadania, denunciando qualquer irregularidade que encontrar nos produtos natalinos pelo telefone (65) 3624-8785 – Ouvidoria Imeq-MT.

BALANÇO

Esta operação de Natal é uma das maiores realizadas pelo Imeq-MT órgão delegado ao Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e vinculado à Secretaria de Estado de Industria, Comércio, Minas e Energia (Sicme).

Em 2008 foram fiscalizadas 12.000 luminárias, sendo 180 irregulares. Dos 50.000 brinquedos avaliados apenas 3% foram reprovados e dos 400 panetones, produto de alto consumo na época de Natal, foram avaliados 56 marcas e apenas duas não passaram pela avaliação do Imeq.





Fonte: Assessoria/Imeq-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/149932/visualizar/