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Politica Brasil
Sexta - 27 de Novembro de 2009 às 10:15
Por: Naydd Leal

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Deputado José Domingos Fraga fez indicação com a finalidade de mostrar ao Governador Blario Maggi a necessidade de se viabilizar a criação do Porto Seco no município de Sorriso, tornado o município como Porto Certo para o RAMAL SETENTORIAL DA FERROVIA NORTE SUL do Estado de Mato Grosso.

A Proposição ora apresentada tem por intuito promover a reflexão sobre a viabilidade econômica do ramal da Ferrovia Norte Sul proposta pelo diretor da ANTT ligando Sorriso ao porto de Miracema no Estado de Tocantins.

Nos últimos dez anos, o agro negócio brasileiro tem dado uma demonstração de vigor e competitividade, sem precedentes em toda a história, elevando o saldo da balança comercial de US$ 15 bilhões, em 1995, para U$ 34 bilhões, em 2004.

A evolução da produção deste cultivar a nível global demonstra o quanto o Brasil tem avançado em busca do 1º lugar do ranking mundial, pois, de 2001 a 2003, os norte americanos mantiveram o patamar de 75 milhões de toneladas, enquanto o Brasil saltou da casa de 39.50 para 52.01 milhões, incremento de 75,94% em três safras.

Uma vez permanecendo o mesmo ritmo de crescimento, na próxima década nosso país será inquestionavelmente o líder mundial da agricultura e celeiro global.

Para Zé Domingos devemos relativizar a produção desta cultura no cenário nacional, cuja dinâmica tem seguido trajetórias distintas, sendo possível observar que, comparando o resultado da safra 2002-2003 e 2003-2004, enquanto a produção nacional variou negativamente a 4,32%, o Estado de Mato Grosso teve um incremento de 15,9%.

Mesmo que outros Estados apresentaram índice superior a Mato Grosso, em função do volume e historicidade deste cultivar em solo mato-grossense. Tal evolução consolida a posição no ranking nacional de maior produtor de grãos.

Mesmo que sua área agricultável apresente característica de cerrado, e como desafio à necessidade de investimentos em tecnologias modernas, somadas a regularidade de seu regime de chuva, e extensão da área agricultável possibilitou nos últimos anos a obtenção de excelência na produtividade da soja, variando de 2.500 a 3.300 kg/há. Reafirmando a otimização do solo e em conseqüência a produção agrícola.

A participação do Estado na produção nacional obteve rápida evolução de 8,4% em pouco mais de meia década, (de 33,4% na safra 96-97 para 41,8% na safra 2003-2004), como observado anteriormente, tal evolução se deu em razão da adoção de tecnologia de ponta e necessária profissionalização da agricultura.

Para ele é indispensável observar quanto o Estado de Mato Grosso e demais estados que compõem o Centro-Oeste são taxados em decorrência de um efeito de tributação em cascata do ICMS, que incide sobre todas as etapas de produção, sobre os serviços e, finalmente, sobre o produto no porto, o que, obrigatoriamente eleva o custo de produção por um lado e desestimula o investimento em função da baixa lucratividade.

Além deste fator, merece ainda reflexão a inexistência de uma política condizente a demanda de escoamento de produção, cujo modal – rodovia – foi o único meio explorado para o transporte até os dias atuais, porém, encontra-se estrangulada, carecendo da adoção de outro modal, pois, as tendências, como vêm anteriormente, é aumentar a referida demanda.

Zé Domingos espera que a discussão sobre a criação de um PORTO SECO em SORRISO, e a chegada dos trilhos do progresso proporcionados pelo RAMAL SETENTRIONAL, possa responder a demanda dessa cultura.

A construção do ramal setentrional interligando os municípios do médio e norte do Estado à ferrovia Norte-Sul, transformando o Estado de Mato Grosso mais competitivo no mercado internacional.

Para o parlamentar a indicação do Porto Seco tem verdadeiro alcance social, e representa um avanço significativo para todo o Norte do Estado de Mato Grosso, possibilitando maior acesso a Ferrovia e consequentemente a diminuição da tributação, e maior investimento em função do aumento da lucratividade, posto que segundo estimativas da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) com este ramal os produtores terão uma economia aproximadamente de 30% nos custos do frete.





Fonte: Assessoria/AL

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