Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 26 de Novembro de 2009 às 21:00
Por: Meire Zanelato

    Imprimir


Com participação estimada de 600 pessoas, entre gestores e operadores do programa Bolsa Família dos 141 municípios, além de representantes do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS), iniciou na manhã desta quinta feira (26.11), a segunda capacitação intersetorial do Programa Bolsa Família. O evento segue até sexta-feira (27), no Hotel Fazenda Mato Grosso.

Durante a abertura, a secretária de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social, Terezinha Maggi, destacou a importância da capacitação para melhorar a execução do Bolsa Família em Mato Grosso. Atualmente são atendidos aproximadamente 160 mil beneficiários nos 141 municípios.

“Esta capacitação é uma oportunidade ímpar de transferência de conhecimento para que os municípios possam fortalecer as ações de acompanhamento das condicionalidades do programa e oferecer aos usuários dos serviços sociais um atendimento com mais qualidade”, frisou a secretária. As condicionalidades são compromissos que as famílias assumem nas áreas de Saúde e Educação, que precisam ser cumpridos para manter o recebimento do benefício.

Dados do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS) apontam que, em Mato Grosso, o acompanhamento das condicionalidades na área da educação foi de 81% até novembro. E o acompanhamento das condicionalidades da saúde foi de 55,86% no primeiro semestre de 2009. Os números do segundo semestre serão concluídos em dezembro.

Presente na mesa que discutiu o acompanhamento das condicionalidades e o trabalho intersetorial para a gestão do programa, a representante da Secretária de Ação Continuada e Diversidade do Ministério de Educação, Conceição Zolta Lopes, reforçou a necessidade de se firmar um compromisso coletivo para que o programa, que tem apenas seis anos de existência, possa caminhar bem. “O Bolsa Família é ainda muito jovem e depende, para seu aperfeiçoamento, de um esforço conjunto das equipes que atuam nos 5.565 municípios brasileiros”, afirmou.

Na sexta-feira (27.11), a capacitação será dividida em grupos de trabalho específicos para os técnicos da assistência social, da Educação e da Saúde, que discutirão a intersetorialidade do programa em Mato Grosso, o cadastro único e o processo de atualização cadastral no Estado, a logística dos cartões do programa e estratégias de atendimento aos cidadãos, a frequência escolar e o sistema de acompanhamento dessa freqüência no programa e o acompanhamento das condicionalidades na saúde, entre outros assuntos.





Fonte: Assessoria/Setecs-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/150142/visualizar/