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Quarta - 25 de Novembro de 2009 às 16:12
Por: Hemília Maia

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O trecho de 40 quilômetros da rodovia estadual MT-010, que liga Acorizal a Rosário Oeste, batizada Ary Campos de Leite e conhecida como “Rodovia da Vida” será inaugurada na próxima sexta-feira, dia 27.11, às 11 horas, o que garantirá um segundo acesso pavimentado entre a região Norte do Estado e a Capital, o primeiro fica por conta da BR-364/163.

O compromisso do governador, Blairo Maggi, previa que o trecho seria pavimentado em quatro anos, 10 km ao ano, mas a conclusão da obra foi antecipada em um. Em 2007 quando as obras foram iniciadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) foram pavimentados oito quilômetros, no ano seguinte mais doze quilômetros e, em 2009 os vinte restantes.

No primeiro trecho que vai de Rosário Oeste ao km 32 foram investidos R$ 17.085.109,54 e no segundo trecho que vai do km 32 ao trevo da MT-010 com a MT-246 (Posto Campo Limpo), que dá acesso a Acorizal e em sequência à BR-364, mais R$ 3,6 milhões, num total de R$ 20,6 milhões em recursos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab). Ambos trechos foram executados pela construtora Agrimat com pista de rolagem de sete metros de largura com mais dois de acostamento.

A rodovia está sendo chamada de “Rodovia da Vida” em contraposição ao apelido nada carinhoso de “Rodovia da Morte” que é “carregado” pela BR-364/163, considerada a rodovia mais perigosa do Estado. Para “fugir” da BR-364/163, a MT-010 passa a ser a alternativa ideal. Embora o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT) tenha realizado esforços junto a BR-364, o tráfego pesado da produção do Mato Grosso obrigatoriamente continuará a passar por ela e, consequentemente, atravessando Cuiabá.

Segundo o secretário-adjunto de Transportes da Sinfra, Alexandre Mello, os veículos pesados irão se concentrar naturalmente na BR 364/163, uma vez que a MT-010 possui mais curvas, não oferece apoio mecânico e aporte logístico para caminhões e caminhoneiros. A nova rodovia será de uso quase exclusivo de veículos de pequeno porte, o que torna a rodovia mais segura.

A pavimentação da rodovia que hoje liga Cuiabá a Rosário Oeste faz parte do projeto de rotas alternativas com destino a capital do Estado, propostas por Blairo Maggi, com o intento de não deixar isolada nenhuma região do Mato Grosso.





Fonte: Assessoria/Sinfra-MT

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