Começa nesta sexta-feira a Conferência de Cidades em Rondonópolis
A Comissão responsável pela organização da 4ª Conferência das Cidades está concentrando esforços no processo de levantamento dos dados técnicos referentes à atual situação dos setores de trânsito e transporte, saneamento básico, habitação e desenvolvimento urbano. O coordenador da Comissão e secretário de Meio Ambiente do Município, Lindomar Alves, explica que esse levantamento vai servir de base para a elaboração das propostas que vão ser apresentadas na Conferência Estadual e depois na Conferência Nacional das Cidades, em Brasília. A expectativa é que os resultados da pesquisa sirvam também como garantia de uma política de desenvolvimento urbano, assegurando investimento para os setores avaliados.
Lindomar destaca que a proposta é elaborar um documento com as necessidades do município para conseguir assegurar os recursos financeiros. “A expectativa é que os investimentos sejam destinados para as prioridades de cada cidade”, fala. Ele fala ainda da importância da escolha dos delegados que vão ser encaminhados à Conferência Estadual e a Conferência Nacional. “Essa vai ser a função dos representantes. Além de levar o documento, vão defender as exigências e necessidades de Rondonópolis”, declara.
O presidente da Comissão acredita que a proposta do governo federal em promover a Conferência Nacional das Cidades é assegurar investimento de forma planejada. “Há apenas alguns anos que vem se realizando essas discussões. Com a Conferência, a expectativa é que o recurso seja destinado de forma correta”, conclui.
O evento vai ser realizado entre os dias 27 e 28 de novembro, na Unic Rondonópolis – unidade Arnaldo Estevan. A abertura oficial da Conferência reúne autoridades locais, no auditório da Instituição, às 9 horas. As atividades se estendem ao longo do dia e prosseguem no sábado (28), a partir das 8 horas.
Programação Completa
Dia 27/11/2009 – Sexta-feira
9h - Abertura oficial - Pronunciamento das autoridades
- Palestra inicial / Eixos Temáticos
- Leitura e votação do regulamento da Conferência
12 – 14h - Intervalo de almoço
14 – 16h - Primeira etapa: apresentação dos temas em ambientes distintos, grupo de discussão.
16h - Coffee break
16 - 18h Discussão dos temas apresentados e elaboração do relatório síntese de cada eixo de debates
28/11/2009 – Sábado
8 – 10h - Apresentação das propostas na plenária final e votação das propostas adicionais
10h - Cofee break
10h30h Encaminhamentos finais e eleição dos delegados
11h - Apresentação dos delegados na plenária final.
Comentários