Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 23 de Novembro de 2009 às 19:59
Por: Juliana Michaela

    Imprimir


O projeto de sucessão presidencial do governo Lula com apoio dos partidos das bases aliadas foi vitorioso no Processo de Eleições Diretas (PED) no estado de Mato Grosso. O presidente do diretório estadual, deputado federal Carlos Abicalil, foi reeleito com 63%, ou seja, 5.109 votos e a chapa "Construindo um novo Mato Grosso" do qual faz parte. O deputado federal é vitorioso, mesmo faltando cinco urnas de cidades do interior de Mato Grosso para serem abertas.

O segundo colocado, Zelandes Santiago, da chapa "Identidade Petista e Socialista: Por um projeto democrático e sustentável para Mato Grosso", teve 1.508 votos, ou 18,66% do total.

Abicalil teve um crescimento de 20% dos votos, em comparação ao PED anterior. Ele passou de 54% para 63% dos votos. "Tivemos uma gestão exitosa que repercutiu na nossa vitória no estado. Defendemos a tese da sucessão do governo do presidente Lula, tendo como candidata a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, com o apoio dos partidos da base aliada", diz Carlos Abicalil.

Sobre projetos partidários para a eleição estadual, o deputado federal, falou que foi vitoriosa a proposta da chapa que ele representa em realizar alianças com partidos da base aliada e ressaltou que existem diálogos com o PMDB e PR, partidos do vice-governador, Silval Barbosa e do governador, Blairo Maggi.

"Nós apoiaremos Dilma Roussef para presidência, na esfera estadual pretendemos ter um candidato nas majoritárias para Senado ou governo", diz Abicalil. Para confirmação dessas propostas, será realizado um congresso nacional do PT, em fevereiro de 2010, no período de 20 a 22 de fevereiro. O congresso estadual ocorrerá no primeiro trimestre de 2010, logo depois do congresso nacional.

Ao ser questionado se ele era candidato ao Senado ou o partido apoiaria a reeleição da senadora Serys Slhessarenko, Abicalil falou que a decisão sobre o Senado só irá ocorrer o ano que vem. "Os delegados foram eleitos ontem. O desejo dela, é o desejo dela. Isso deve ser discutido dentro do partido", disse.

Sobre a possível candidatura da ex-ministra do meio ambiente, Marina da Silva, se ela representa um risco para a candidatura de Dilma, o deputado federal falou que "o PT prossegue com o diálogo com o PV, e que nem ela (Marina) ou o PV assumem que ela é candidata à presidência". Ele destacou que o ministro da Cultura, Gilberto Gil que é do PV integra o governo federal.

Segundo turno nas eleições dos diretórios As cidades de Cuiabá, Várzea Grande e Sinop terão segundo turno nas eleições dos presidentes e chapas dos diretórios municipais. O candidato a reeleição em Cuiabá, Vilson Aguiar obteve 805 votos enquanto Cido Medonça conquistou 701 votos. Mendonça faz parte da chapa municipal "Para construir uma nova Cuiabá" que teve a denúncia do opositor que possuía um militante morto há dois anos, Raimundo Cerqueira, que teve suas contribuições pagas e foi inscrito para compor a chapa.

O candidato à reeleição ao diretório municipal, Vilson Aguiar, da chapa "Esquerda Socialista" entrou com um recurso no diretório nacional que poderá ser julgado entre os dias 07 a 12 de dezembro. Já as eleições do diretório municipal estão marcadas para ocorrer no dia 06 de dezembro. Aguiar disse que pretende solicitar ao diretório nacional que antecipe o julgamento.

O candidato Cido Mendonça relata que não tem detalhes sobre a denúncia, informando que entrou com a defesa. "Não sabemos até quando isso é verdade ou mentira. Ninguém iria colocar um morto em chapa, até porque ele não chama voto", defende-se Mendonça.




Fonte: Diário de Cuiabá/Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/150497/visualizar/