Comissão do Senado aprova Banco do Centro-Oeste
O projeto que prevê a criação do Banco de Desenvolvimento do Centro-Oeste (BDCO), relatado por Oswaldo Sobrinho (PTB), que ocupa a cadeira de Jayme Campos (DEM), foi aprovado nesta terça (17) pela Comissão de Desenvolvimento Regional do Senado. A proposição, que já estava em plenário, precisou de reexame e segue agora para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).
Conforme o projeto, os recursos do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO), hoje disponibilizados pelo Banco do Brasil e estimado em cerca de R$ 12 bilhões, serão transferidos para o futuro banco regional após 15 anos da implantação da nova instituição.
O FCO será a principal fonte dos fundos a serem utilizados pelo Banco de Desenvolvimento. A nova instituição apoiará projetos de desenvolvimento no Centro-Oeste, num papel similar ao que o Banco da Amazônia S.A. (Basa) e o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) cumprem para a Amazônia e para o Nordeste.
Devido a modificações propostas pela senadora Lucia Vânia (PSDB-GO), autora da proposta original, os recursos que foram repassados ao BB serão ainda mantidos nessa instituição por prazo mínimo de 15 anos, a contar da instalação e entrada em funcionamento do novo banco. (Andréa Haddad)
Comentários