Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 17 de Novembro de 2009 às 13:11

    Imprimir


Sorriso Saudável já atendeu mais de 25 crianças

A administração municipal implantou o programa Sorriso Saudável, que visa atender crianças e adolescentes na área de ortodontia, promovendo a identificação de má oclusões o mais cedo possível, o que assegura maior eficácia no tratamento. Eles são submetidos a um exame diagnostico, que posteriormente pode indicar a necessidade de tratamento ortodôntico para corrigir anomalias que surgem na infância. O tratamento é realizado gratuitamente sem nenhum custos para as famílias, desde a instalação do aparelho até as sessões chamadas de manutenção, proporcionando uma melhor saúde bucal para as famílias de baixa renda, já que este tipo de serviço esta mais acessível as famílias da classe média/alta na rede privada. O atendimento ortodôntico, é uma novidade na rede pública de saúde, principalmente em se tratando de municípios do porte de Nortelândia.

Os procedimentos consistem em eliminar as anomalias dento - faciais e hábitos funcionais, direcionando o crescimento dos dentes e face, de modo a proporcionar um desenvolvimento harmônico da face. Além disso, corrige dificuldades de fala, mastigação, respiração ou mesmo alguns tipos de dores de cabeça reincidentes, que são resultados da má oclusão e o tratamento ortodôntico solucionam estes problemas, ao receber os cuidados necessários, o paciente apresenta melhorias na sua qualidade de vida.

O tratamento ortodôntico inicia-se com a elaboração do diagnostico, por meio de exames clínicos e da documentação ortodôntica, em seguida elabora-se um plano de tratamento, que é composto por três (03) etapas distintas, sendo: montagem do aparelho ortodôntico, manutenção e contenção.

Os cirurgiões dentistas do município, Eltron Carvalho e Ana Paula, encaminham as crianças carentes que necessitam do tratamento para a profissional que atua no programa gratuitamente, a odontologa Inezita Ormond Fraga, especialista em ortodontia e ortopedia facial, que trabalha de forma voluntária, a custo zero para o município, cedendo apenas as instalações do consultório público para o atendimento e o auxiliar de dentista do quadro funcional Revair José da Silva.

Na primeira etapa do Sorriso Saudável, foram avaliadas mais de 40 crianças, deste total cerca de 25 já foram beneficiadas com a instalação dos aparelhos ortodônticos e que atualmente encontram-se na fase de manutenção, outros 29 aguardam avaliação para serem atendidas.





Fonte: ASCOM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/150698/visualizar/