Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 16 de Novembro de 2009 às 09:41

    Imprimir


Mesmo com a divulgação de números oficiais sobre a redução dos índices de desmatamento ilegal no Estado e da adoção de medidas de proteção à área ambiental, o governador Blairo Maggi e o seu secretário Luís Henrique Daldegan não conseguiram convencer por completo a população de que priorizam o setor. Um dos acionistas do Grupo Amaggi, gigante mundial na plantação de soja, Maggi está carimbado de tal forma como "destruidor da floresta" que vai levar um bom tempo para superar esse estigma. Daldegan, por sua vez, ainda se vê embaraçado nos números, na burocracia e na complexidade das leis da Sema, principalmente quanto ao julgamento dos processos de licenças ambientais.

Na semana passada, o governo Lula fez barulho ao anunciar a menor taxa anual de desmatamento na floresta amazônica desde 1988, quando a medição começou a ser feita. Entre agosto de 2008 e julho deste ano, foram desmatados 7.008 km2, uma redução de 45% ante o período anterior, quando a taxa foi de 12.911 km2. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, anteriormente, o menor desmatamento havia ocorrido em 1991, com 11 mil km2 desmatados.

Apesar disso, existe impasse entre ruralistas e ambientalistas na discussão de mudanças e ajustes no Código Florestal, de 1965. Outro ponto que envolve diretamente o ritmo do desmatamento é o compromisso nacional para reduzir as emissões de gases-estufa.

No geral, o desmatamento na região da floresta amazônica caiu 32% em setembro em relação ao mesmo mês do ano passado. O Inpe assegura que foram detectados 400 km2 de áreas desmatadas em setembro, contra 587 km2 em setembro de 2008. A queda, entre e setembro deste ano, chega a 54% na área desmatada. O problema é que Mato Grosso, mesmo com redução dos índices, ainda é o que mais contribui para o desmatamento, com 134 km2 em setembro. Em seguida, veio o Pará, com 133 km2 e, Rondônia, com 71 km2. O governo Maggi garante que MT foi o que apresentou a maior redução entre os nove Estados da Amazônia, chegando a 68%. Calcula que isso representa uma área de 1.047 km2.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/150827/visualizar/