UE elogia compromisso do Brasil em favor do clima
O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, elogiou neste sábado (14) o compromisso do Brasil de reduzir em aproximadamente 40% suas emissões de gases causadores do efeito estufa até 2020 em relação às previsões.
"Com esta decisão, o Brasil passa a ser um dos primeiros grandes países emergentes a fazer esta promessa", comemorou Barroso, citado em um comunicado.
"Esta é potencialmente uma etapa decisiva para conseguir um acordo global em Copenhague em dezembro, e para ter sucesso na luta contra a mudança climática", acrescentou.
O governo brasileiro anunciou nesta sexta-feira (13) que expressaria, durante a Cúpula sobre o clima de Copenhague, em dezembro, "o compromisso voluntário" de reduzir até 39% suas emissões de gases causadores do efeito estufa, dentro das previsões de 2020.
O Brasil calcula que, se nada for feito, o país emitirá 2,7 bilhões de toneladas de gás em 2020.
Em Copenhague, o Brasil se comprometerá a limitar suas emissões em 1,6 bilhão de toneladas em 2020, ou seja, menos que os 2,1 bilhões de toneladas emitidas em 2005 e perto do 1,5 bilhão de toneladas produzidas em 1994.
O Brasil é considerado o quinto emissor mundial de gás causador do efeito estufa que provoca o aquecimento global, em especial pelo desmatamento da selva amazônica, a mais extensa floresta tropical do planeta.
Comentários