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Politica Brasil
Sábado - 14 de Novembro de 2009 às 13:04
Por: Cirlene Lopes

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Água Boa, MT - Com os investimentos em obras no interior do Estado, principalmente na construção de quase 3 mil quilômetros de asfalto nas rodovias, fez com que Mato Grosso diminuísse as distâncias e as desigualdades regionais. Em cada obra inaugurada é perceptível a satisfação das pessoas nas cidades mais afastadas da capital. O vice-governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, quando ainda era deputado estadual foi um dos defensores ferrenhos da divisão do Estado. Ele explica porque atualmente não se ouve mais falar em dividir Mato Grosso. “Eu defendia o sentimento da população que sofria com a falta de asfalto, educação, saúde, tudo. Hoje o Governo Blairo Maggi integrou o Estado, promoveu a melhoria na educação, em todos os aspectos, energia elétrica, foi a valorização do interior. Não tem mais essa necessidade”, destacou Silval Barbosa.

Na visita à região do Araguaia, que também brigava pela divisão, o governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, ouviu também essa afirmação, que o investimento na pavimentação da BR 242/158 afasta de vez esse desejo da sociedade do Vale do Araguaia, conhecida como Vale dos Esquecidos."Essa obra vai acabar com o movimento de separação e promove o sentimento de integração do Araguaia definitivamente a Mato Grosso”, afirmou o prefeito de Querência, Fernando Gorgen.

Blairo Maggi reconhece a dificuldade em solucionar todas as questões de logística de um Estado com a dimensão territorial de Mato Grosso. “Não foi uma tarefa fácil, vocês não queiram saber a dificuldade que é trabalhar entre sonho e realidade. São anos para tirar do papel e colocar na prática”, comentou o governador, referindo-se especificamente à situação da rodovia BR 158 e 242.

“Lembro-me da primeira vez que cheguei em Querência e para chegar aqui era um suplício, quase parecia um final de linha, um lugar esquecido entre esse imenso Mato Grosso, quando a ligação da cidade com a BR 158 era só um projeto”, completou.

O bom trânsito nos órgãos federais e ministérios e a ida do ex-secretário Luiz Anônio Pagot para a direção geral do Dnit, foram fundamentais para viabilizar recursos e projetos para construir o asfalto necessário para tranformar a malha viária mato-grossense. “Com a ida do Pagot para Brasília tivemos a chance de realizar outro sonho, além do asfaltamento da 158, conseguimos definir o traçado e federalizar a 242, a gente nem sabia onde ia passar e aí essas coisas começaram a clarear”.

Querência, por exemplo, foi um município que segundo Maggi e moradores da região era o fim da linha, 'a ponta da corda' e com o traçado da 242 definido e a ligação de Querência a 158 com asfalto se tornou uma ‘indutora’ de progresso.

PLANO NACIONAL DE VIAÇÃO

Durante a viagem ao Araguaia, em pauta a elaboração do Plano Nacional de Viação. Luiz Antônio Pagot destacou que a proposta é preparar Mato Grosso para o futuro e muitas alterações na malha viária dependem da aprovação desse plano. Está sendo discutida pelos órgãos federais competentes e parlamentares federais, a viabilidade de federalizar mais algumas rodovias estaduais de Mato Grosso, como aconteceu com a MT-242/174 e 080.

Pagot reforça que o plano nacional de viação vai consolidar Mato Grosso numa posição invejável. A BR 242 faz a ligação Leste/Oeste.

A proposta do governo de Mato Grosso é ligar todas as cidades com pelo menos um acesso asfaltado e com isso gerar oportunidades. “Temos lutado muito para colocar esse Estado gigante em pleno desenvolvimento", finalizou Silval Barbosa.





Fonte: Redação/Secom-MT

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