Portuguesa empata em casa e vê Série A mais distante
Ainda lutando por uma vaga no grupo que será promovido à elite do futebol nacional, a Portuguesa recebeu na noite desta sexta-feira o Duque de Caxias pela 36º rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Mesmo jogando melhor, a Portuguesa não saiu do 1 a 1 e agora vê o sonho de disputar a Série A em 2010 mais longe.
A Portuguesa começou o jogo trocando passes no meio de campo e valorizando a posse de bola. Porém, isso não era revertido em perigo real ao gol do Duque. O time paulista esbarrava na sua própria falta de criatividade e não conseguia encaixar o último passe.
Nada digno de nota ocorreu até que o Duque de Caxias, encolhido no setor defensivo, conseguiu abrir o marcador. Aos 33min, Santiago arriscou o chute de fora de área e marcou um belo gol para o time carioca.
A partir de então, a Portuguesa, a quem somente a vitória interessava, partiu para cima nos momentos finais, mas continuava desorganizada e acabou indo para os vestiários com o resultado parcial negativo.
Na segunda etapa o time da casa voltou mais decidido a pressionar. Logo aos 3min, quase saiu o empate. Marco Antonio cruzou a bola na área do Duque de Caxias, Ygor tentou de cabeça e obrigou o goleiro Vinicius a fazer grande defesa. Aos 6min, foi a vez de Dinei parar nas mãos do arqueiro do Duque.
A opção da Portuguesa de se manter no campo do adversário surtiu efeito. Marco Antonio cobrou falta sofrida por Domingos da esquerda, a bola bateu na mão de Leandro Teixeira e o árbitro marcou o pênalti. Aos 33min, Fellype Gabriel bateu com categoria e empatou o jogo.
O gol motivou a equipe do Canindé, que seguiu acuando o adversário. Os 15min finais foram de muita pressão, principalmente em jogadas pelas laterais do campo, mas a bola não entrou. Para completar, algo que não é novidade: aos 45min, Domingos fez falta violenta e foi expulso.
O resultado deixa a Portuguesa distante do acesso, na quinta colocação, com 58 pontos. O quarto colocado é o Atlético-GO, com 62 pontos, mas com um jogo a menos. Já o Duque de Caxias, sem pretensões na competição, vai para 48 pontos e fica na décima colocação na tabela.
Portuguesa 1 x 1 Duque de Caxias
Gols
Portuguesa: Fellype Gabriel, aos 33min do 2º tempo
Duque de Caxias: Santiago, aos 33min do 1º tempo
Esquema Tático da Portuguesa
4-4-2
Muriel; Fernandinho (Héverton), Bruno Rodrigo, Thiago Domingos e Fabrício; Acleisson (Henrique), Ygor, Preto e Marco Antônio; Fellype Gabriel e Kempes (Dinei). Técnico: Vágner Benazzi
Esquema Tático do Duque de Caxias
4-4-2
Vinícius; Marquinho, Gustavo, Santiago e Paulo Rodrigues (Oziel); Mancuso, Leandro Teixeira, Juninho e Leandro Chaves; Tony (John) e Edivaldo (Gilcimar). Técnico: Gilson Kleina
Cartões Amarelos
Portuguesa: Ygor e Acleisson
Duque de Caxias: Juninho, Vinícius e Paulo Rodrigues
Cartões Vermelhos
Portuguesa: Domingos
Árbitro
Heber Roberto Lopes (Fifa-PR)
Local
Estádio do Canindé, em São Paulo (SP)
Comentários