Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 13 de Novembro de 2009 às 17:05
Por: Fernando Leal

    Imprimir


A Assembléia Legislativa deu o passo inicial para formalização de um planejamento prévio destinado à implantação de unidade do Corpo de Bombeiros em Barra do Bugres. Em audiência pública realizada na tarde desta quinta-feira (12), presidida pelo deputado Wagner Ramos (PR), o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBM/MT), coronel Carlos Alexandre Rodrigues, entregou ao prefeito local, Wilson Francelino de Oliveira, o documento que poderá materializar o projeto.

Bombeiros e prefeitura também firmaram acordo, a ser oficializado nos próximos dias, para realização de palestras direcionadas aos profissionais da Saúde – dos hospitais, de socorros médicos e ambulâncias – sobre primeiros socorros e outros atendimentos emergenciais. Além disso, nas escolas de Barra do Bugres outras equipes irão ensinar técnicas de prevenção de acidentes a estudantes do município.

De acordo com o coronel, a maior dificuldade que pode inviabilizar momentaneamente o projeto é a falta de pessoal na corporação. “Hoje, não há condições de ser instalada nova unidade do Corpo de Bombeiros em qualquer município de Mato Grosso e o principal motivo é a falta de efetivo. A última inclusão de pessoal aconteceu em 2003, já no Governo Blairo Maggi. Essa situação é agravada pela redução natural desse efetivo por conta de aposentadorias”, revelou o comandante.

Ele adiantou que, atualmente, a necessidade mínima da instituição é de 400 bombeiros para atender a Baixada Cuiabana – e o interior, principalmente o norte do estado. Além do projeto entregue ao prefeito, o coronel propôs a assinatura de um protocolo de intenções entre a prefeitura e o Corpo de Bombeiros, orientou para a disponibilização ou construção de um prédio para instalação do quartel e ofereceu plantas de um quartel-modelo. O passo seguinte é comunicar o governo sobre o projeto.

Para ter uma estrutura montada em Barra do Bugres, serão necessários no mínimo 30 bombeiros e serem viabilizados R$ 800 mil – pelo governo – para salários e outros custos, e investimentos de R$ 900 mil como contrapartida da prefeitura. Neste caso, para viatura e equipamentos.

Para Wagner Ramos, a audiência pública e o acordo inicial entre a prefeitura e o Corpo de Bombeiros foram dois grandes passos e o encontro teve resultados bastante positivos. “As dificuldades existem, mas precisávamos plantar essa semente. Sem ela, não saberemos se esse projeto poderá se tornar realidade. Os resultados obtidos na audiência mostraram que nossos objetivos foram alcançados”, comemorou o parlamentar republicano.

Ele ainda alertou que Barra do Bugres tem cerca de 35 mil habitantes, citando o IBGE; usinas de álcool e de açúcar, frigorífico e uma estrutura considerada importante no setor empresarial; tem o Rio Paraguai com um alto índice de frequência, o segundo maior festival de pesca do estado; o também segundo maior assentamento da América Latina – o Antonio Conselheiro; e a aldeia indígena Umutina em suas proximidades.

A próxima ação de Wagner Ramos será interceder junto ao governador Blairo Maggi e seu vice, Silval Barbosa, para que o Corpo de Bombeiros tenha ampliada sua quota de vagas nos próximos concursos públicos. Essa meta, de acordo com o deputado, vai materializar pelo menos 50% do projeto de implantação de extensão dos Bombeiros em Barra do Bugres.

“Essa será uma de nossas lutas a partir de agora e temos a certeza de contar com muitos deputados, na Assembléia, para materialização desse projeto, concluiu o também vice-líder republicano na Casa. “Esse trabalho político do deputado Wagner Ramos também será bastante importante para o Corpo de Bombeiros e para os demais municípios do estado”, reforçou o coronel Carlos Alexandre.

O CBM/MT se prontificou ainda a realizar vistoria nas instalações da única rodoviária da cidade em conjunto com engenheiros locais, bastando para isso um pedido oficial da prefeitura.

Entre algumas das principais autoridades de Barra do Bugres, o prefeito Wilson Francelino de Oliveira, o presidente da Câmara, vereador Vanderson Vitor da Silva, e a delegada Luciani Barros Pereira de Lima concordaram que ter a presença do Corpo de Bombeiros é uma das prioridades para o município.

Eles apontaram em consenso, como grandes fatores de risco de acidentes: a presença de uma rodovia estadual dentro da cidade; os Rios Paraguai, Bugres, Branco, Jauquara, Bracinho, Vermelhinho e Paris no entorno da região – com constantes registros de afogamentos; muitas construções em madeira na cidade; e o corte e a queima da cana, além de queimadas generalizadas nas matas em determinadas épocas do ano.

A audiência pública foi realizada na Câmara Municipal de Barra do Bugres a partir de um requerimento dos deputados Sebastião Rezende e Wagner Ramos.





Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/150956/visualizar/