Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 13 de Novembro de 2009 às 14:57

    Imprimir


Um ataque a carro-bomba contra um comboio da Otan (aliança militar ocidental) deixou 19 pessoas feridas, nesta sexta-feira, em Cabul, no Afeganistão. Em nota, a Otan informou que, entre as vítimas, há nove soldados estrangeiros e dez civis afegãos contratados pela Forças Internacionais de Assistência à Segurança (Isaf, na sigla em inglês).

"Os insurgentes usam indiscriminadamente ataques como este para tentar intimidar as forças internacionais e nossos parceiros afegãos, mas seguiremos com nossos importantes esforços para apoiar o povo afegão", disse uma porta-voz militar, a capitão da Marinha Jane Campbell.

Não foram divulgadas as identidades ou nacionalidades dos militares feridos.

O chefe dos investigadores da polícia de Cabul, Abdul Ghafar Sayedzada, disse que o suicida bateu com o carro-bomba diretamente contra o comboio, em uma via importante da cidade, a estrada de Jalalabad, na saída de Camp Phoenix, uma base militar da Otan que fica perto do aeroporto da capital afegã. A explosão teria ocorrido às 8h (1h30 de Brasília).

Um carro foi deixado entre os escombros do ataque, mas testemunhas dizem que um outro veículo foi retirado do local mais cedo, por tropas americanas, no momento em que a região do ataque era isolada.

Em um SMS enviado à agência de notícias Reuters, Zabihullah Mujahid, porta-voz do Taleban, afirmou que o grupo radical islâmico foi o responsável pela ação.

"Estávamos tomando café da manhã quando ouvimos um grande estouro. Todos os vidros se partiram", disse Abdul Jamil, funcionário de posto de combustíveis que fica em frente ao local do atentado.

Os índices de violência registrados no Afeganistão neste ano são os piores de toda a guerra, que já dura oito anos.

Com Efe e Reuters





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/150974/visualizar/