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Economia
Sexta - 13 de Novembro de 2009 às 12:05
Por: Cirilo Junior

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A crise não abalou as vendas de hiper e supermercados, mostram dados do terceiro trimestre relativos às vendas do comércio varejista, divulgados nesta sexta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Ao contrário de todo o comércio, cujo desempenho têm crescimento inferior ao que era observado no ano passado, as vendas deste segmento seguem firmes, com alta bem acima dos níveis que eram notados no ano passado.

De julho a setembro, hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo tiveram as vendas ampliadas em 9,4%, na comparação com igual período em 2008. No segundo trimestre, a alta já havia chegado a 9,6%, na mesma relação.

Em 2008, o desempenho do setor tinha apresentava crescimento de 4,8% e 3,4%, nos terceiro e segundo trimestres, respectivamente, na comparação com iguais períodos no ano anterior.

Para o coordenador da PMC (Pesquisa Mensal de Comércio), Reinaldo Pereira, o aumento da massa salarial, aliado a uma inflação mais contida em 2009, influenciam diretamente o desempenho do segmento de supermercados.

"Esse bom desempenho do setor mostra que o mercado interno realmente se manteve forte, e segurou a economia durante a crise", afirmou Pereira.

No geral, as vendas do comércio subiram 5,3% no terceiro trimestre, em relação a período correspondente em 2008. De julho a setembro do ano passado, a alta havia sido de 10,2% na comparação com o terceiro trimestre de 2007.

O comércio havia crescido 5,2% no segundo trimestre, e 3,7% nos três primeiros meses deste ano. Pereira disse que o desempenho do comércio, em 2009, ficará abaixo do registrado no ano passado, quando houve elevação de 9,1% nas vendas.

"O resultado deste ano vai ficar bem abaixo do observado em 2008", comentou Pereira.

Ao mesmo tempo em que as vendas de hiper e supermercados tem crescimento ainda mais forte, setores como o de tecidos e vestuário e de material de construção seguem derrapando este ano. No terceiro trimestre, as vendas de tecidos e vestuário caíram 4,8% em relação a igual período em 2008. No segundo e primeiro trimestres, as retrações haviam chegado a 7,1% e 6,6%, respectivamente.

Já as vendas de materiais de construção despencaram 9% no terceiro trimestre. Movimento parecido vem sendo constatado ao longo deste ano, quando o desempenho deste setor registrou queda de 9,9% no primeiro trimestre, e de 9,7% nos três meses seguintes.

O terceiro trimestre revelou ainda uma mudança no desempenho de combustíveis e lubrificantes. De julho a setembro, as vendas tiveram recuo de 4,2% sobre igual período em 2008. Nos primeiro semestre, o cenário era diferente, com altas de 3,1% e 1,4%, respectivamente, nos primeiro e segundo trimestres.





Fonte: Folha Online

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