Mato-grossenses buscam a glória no 15º Pan-Americano de Karatê
Cuiabá abre nesta sexta-feira (13.11) a 15ª edição do Campeonato Pan-Americano de Karatê Tradicional em uma festa inédita e jamais vista na história das artes marciais no Estado. No evento que começa na manhã desta sexta e prossegue até a noite de sábado, no ginásio Aecim Tocantins com a presença de atletas de 10 países, incluindo os maiores nomes do karatê continental, o grupo de 11 atletas mato-grossenses que forma a base da Seleção Brasileira (37 caratecas no total) vai encarar um desafio muito especial: buscar a glória e carregar o País para a conquista de mais um Pan.
“Aceitamos o desafio do governador Blairo Maggi de fazer o melhor e provar que o Mato Grosso pode render glórias ao País”, afirmou o superintendente da Federação Mato-grossense de Karatê Tradicional, José Humberto de Souza que tem a missão de organizar e comandar a delegação mato-grossense na competição.
“O governador investiu muito no esporte nos dando o ginásio Aecim Tocantins, a sede da Copa do Mundo e a Bolsa-Atleta, entre inúmeros outros benefícios. O esporte, de uma forma geral, é muito grato por isso. E com toda a razão, ele pode cobrar e quer ver resultados. Entendo que chegou a hora da nossa responsabilidade. Vamos procurar mostrar ao Blairo que estes investimentos valeram a pena sim presenteando a ele e a Mato Grosso com a consagração. Queremos retribuir a essa confiança fazendo o máximo possível. Pretendemos cravar nossa participação na história do esporte e invocamos o público a estar presente neste momento histórico”, conclamou Humberto.
Mas, a missão mato-grossense não é tão simples em uma disputa que traz ao tatame do Aecim Tocantins, os grandes campeões do Canadá, Estados Unidos, México, Venezuela, Colômbia, Argentina, Uruguai, Bolívia e Paraguai, além do Brasil. Uma atleta da Inglaterra participará da competição, como convidada. Por contar com a maior delegação, os brasileiros são considerados favoritos.
Visando uma boa atuação, a Seleção Brasileira passou por um período de concentração com treinos puxados em uma chácara na rodovia Cuiabá-Chapada. Nesta quinta-feira, a delegação se deslocou para Cuiabá para um único treino coletivo na quadra do ginásio Aecim Tocantins – das 15h30 às 17 horas. A seguir, o grupo retornaria para a chácara, de onde viria, em definitivo para as disputas do Pan, nesta sexta-feira.
Responsabilidade – Três caratecas de Mato Grosso, ranqueados entre os melhores do mundo, sabem bem da responsabilidade de representar o País, competindo em casa. São eles Rodrigo Lúcio, Adairce Castanhetti e Caroline Laura, que integram o top tem nacional.
O elenco mato-grossense no Pan-Americano tem ainda Vladmir Zanca, Thiago Lima, Arlene Amarante, Wildylaine Amarante, Wender Amarante, Vinicius Moreno, Bruno Siqueira e Jéssica Adriana Lúcio. A Seleção Brasileira ainda contará com atletas experientes como os campeões Ricado Buzzi (PR), Suellen Souza (PR), Alexsandro Jobson (RN), Carlos Rodrigo (SP), Élton Aragão (BA) e Lélia Batista (BA). A princípio, o Brasil teria 38 atletas, mas Aniara Marjori, do Rio Grande do Norte sentiu uma lesão no joelho e acabou sendo cortada, no início da semana.
A expectativa do presidente da Confederação Brasileira de Karatê Tradicional, Oswaldo Mendonça Júnior é de que a Seleção Brasileira conquiste ótimos resultados. Ele declarou que a nata da equipe é mato-grossense. “Os atletas da casa são a grande força da seleção e aposto muito nestes atletas. Mato Grosso tem a hegemonia do karatê tradicional brasileiro e agora tem nas mãos, o desafio de conduzir o Brasil ao título. Espero uma grande festa”, ressaltou.
Conforme a programação do Pan-Americano, as primeiras disputas começam na sexta-feira, ainda de manhã, pelo Torneio Internacional Interclubes júnior/juvenil. As primeiras apresentações no Pan, tem seu início previsto para as 16 horas. Por volta das 19 horas, acontece a cerimônia de abertura do evento, com a presença de representantes da Federação Internacional de Karatê Tradicional (ITKF) e autoridades locais. As disputas serão reabertas na manhã de sábado e prosseguem até à noite.
A preparação do ginásio Aecim Tocantins prossegue e deve ser concluída na manhã de hoje, com retoques na decoração. A Federação Mato-grossense de Karatê Tradicional caprichou nos preparativos para deixar a área interna do ginásio como um palácio. Para promover este Pan, a FKTMT conta com apoio do Governo do Estado, Assembleia Legislativa, Prefeitura de Cuiabá, Modelo, Sesi, Unimed e Biológica.
Comentários