Grupo Amaggi anuncia expansão em mais 4 estados
Em parceria firmada com a Louis Dreyfuss, companhia com sede em MT passará a atuar no mercado de grãos no Norte e Nordeste
A Amaggi, uma das maiores empresas do país em beneficiamento e exportação de soja e seus derivados com sede em Mato Grosso, vai atuar no mercado de grãos em quatro estados nas regiões Norte e Nordeste. A empresa firmou parceria com a Louis Dreyfus Commodities para atuar no mercado de grãos da Bahia, Maranhão, Piauí e Tocantins. A joint venture tem como objetivos vender e comprar soja e milho, financiar produtores, trocar fertilizantes, sementes e insumos agrícolas e realizar vendas nos mercados doméstico e internacional.
A nova empresa, que se chama Amaggi & LDCommodities e está sediada no município de Luis Eduardo Magalhães (BA), deverá faturar R$ 700 milhões e movimentar um milhão de toneladas de grãos em cinco anos com investimento de US$ 100 milhões em armazéns e instalações portuárias na região. Segundo Pedro Jacyr Bongiolo, presidente do Grupo André Maggi, as negociações vêm acontecendo há um ano. "Dentro do planejamento estratégico de crescimento já estávamos contemplando estas regiões. Como a Louis Dreyfus já estava instalada lá surgiu a oportunidade de parceria. Por isso estamos apenas fazendo uma antecipação do que já tínhamos programado".
Ambas empresas já estão consolidadas em outras regiões do país e esta joint venture é a oportunidade de unir experiências e trabalho em uma região promissora. Atualmente, a região conhecida como "Matopiba" (palavra formada pelas siglas dos quatro estados) produz 6 milhões de toneladas de soja. Na Bahia também são cultivadas 1,7 milhão de toneladas de milho.
"Como a região da Bahia, Maranhão, Piauí e Tocantins é a nova fronteira agrícola do país, acreditamos que há grande possibilidade de expansão dos nossos negócios, principalmente com estudos e investimentos em novas alternativas logísticas", afirmou Bongiolo, reforçando que faz parte do planejamento estratégico do Grupo André Maggi atuar em todos os estados brasileiros produtores de soja.
A joint venture que cria a Amaggi & LDCommodities terá estrutura própria administrativa e comercial. Serão 12 unidades de armazenagem de milho e soja com potencial de geração de aproximadamente 300 empregos diretos e 900 indiretos. A empresa inicia atividades com dois armazéns com capacidade de 60 mil toneladas cada, um em Luis Eduardo Magalhães (BA) e outro em Correntina (BA).
Comentários