Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 11 de Novembro de 2009 às 08:21
Por: Caroline Rodrigues

    Imprimir


Mato Grosso é o Estado que mais desmatou áreas da Amazônia Legal nos meses de agosto e setembro acumulados, conforme boletim divulgado pela Imazon. Ao todo foram degradados, nos 2 meses, 489 quilômetros quadrados no país, sendo que 42% estão no Estado. O restante está no Pará (26%), Rondônia (14%), Acre (9%) e Amazonas (7%). Os demais Estados juntos totalizaram 2% do desmatamento registrado pelo Sistema de Alerta de Desmatamento (Sad). Caso o número seja comparado ao mesmo período do ano anterior, quando foram registrados 423 quilômetros, o crescimento foi de 16%.

Apenas em setembro deste ano, o sistema registrou 216 quilômetros quadrados de desmatamento. A porcentagem representa redução de 33% da quantidade devastada em 2008, quando os satélites registraram 273 quilômetros de áreas devastadas.

O Imazon divulgou no mesmo mês que o desmatamento ocorreu em maior proporção no Pará (29%), seguido de Rondônia (23%) e Amazonas (22%) e, menor proporção, em Mato Grosso (14%) Acre (8%), Roraima (3%) e Amapá (1%).

O monitoramento conseguiu no mês atingir 96% da Amazônia Legal. Os 4% que faltaram está no Estado do Maranhão, que não foi analisado porque estava coberto por nuvens.

Além disso, do desmatamento total detectado em setembro de 2009, somente 7% (14 quilômetros quadrados) podem ter ocorrido nos meses anteriores devido estarem situados em áreas cobertas por nuvens.

O Imazon é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), sem fins lucrativos, que faz pesquisas para desenvolvimento da Amazônia.

Outro lado - A reportagem não conseguiu contato com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/151199/visualizar/