MT é atingido por blecaute e apagão atinge 240 mil usuários
Mato Grosso também foi atingido ontem à noite pelo apagão que deixou às escuras vários estados brasileiros. Até o fechamento desta edição, havia a confirmação de que também faltou luz em São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, além do Distrito Federal.
No Estado, além da Grande Cuiabá, faltou energia elétrica na região de Cáceres, de Tangará da Serra, Juara, Juína e Alta Floresta. No sul do Estado e no Araguaia, não houve registro. Uma estimativa preliminar da Rede Cemat calculava 240 mil consumidores atingidos, ou cerca de 25% do total.
Em Cuiabá, faltou energia em diversos bairros a partir das 21h15. Moradores do Goiabeiras, Coophamil, Jardim Califórnia, Porto e Consil relataram ao Diário a ocorrência de blecaute. Na maioria destes locais, a interrupção durou cerca de meia-hora. Em outros a energia voltou por volta das 22h. Às 22h15, um novo blecaute, mais rápido, foi registrado. Até o fechamento desta edição, a Rede Cemat não tinha informação sobre esta segunda oscilação. Em Cuiabá, estima-se que 30% das residências ficaram sem energia a partir das 21h15.
Às 22 horas, a assessoria de imprensa da Rede Cemat confirmou que o blecaute em Cuiabá também tinha relação com os outros no resto do país. Segundo a assessoria, o problema é decorrente da queda de Itaipu, a maior usina hidrelétrica do Brasil. Com o “desligamento” de Itaipu, a frequência da energia elétrica caiu, obrigando o sistema a derrubar cargas locais, como forma de proteção. Dos 50 mil Mega Watts que eram produzidos ontem à noite, 18 mil saíram do sistema.
Comentários