Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sexta - 12 de Julho de 2013 às 08:49

    Imprimir


A bancada do PSD na Câmara Federal apresentará proposta que visa acabar com as coligações partidárias nas eleições proporcionais, a partir de 2018. O coordenador da bancada, deputado Eliene Lima, participou da reunião de líderes do partido, na quarta-feira, em que também ficou definida a posição de "defender o voto distrital". Os representantes do PSD apostam na postergação do assunto, em uma estratégia que busca "tempo" para aprofundar as discussões com a população. "Existe um apelo da população para as reformas e elas precisam acontecer. São temas de extrema importância e não devem, em princípio, acontecer de forma atropelada, por isso a expectativa de validação para 2018", explicou Eliene.


 
As discussões sobre alterações no processo fazem parte da Reforma Eleitoral, que por sua vez integra o conjunto maior da Reforma Política. Para Eliene, o assunto deve ser posto para análise da sociedade, em um momento importante de mudanças no país.


 
"Temos que pensar no fortalecimento do partido e acho que o fim das coligações nas proporcionais pode ajudar. Teremos um quadro com menos legendas e nesse modelo poderão ser melhorados os preceitos partidários". O tema também será pauta de reunião da executiva regional, sob presidência do vice-governador Chico Daltro (PSD), e com participação de líderes como o deputado José Riva.


 
O PSD nacional analisará outros eixos da Reforma Política em seminário que contará com integração da cúpula, presidida pelo ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e a bancada federal do partido. Os encontros vão orientar a decisão da agremiação em relação à reforma.


 
Gilberto Kassab já tinha se reunido com os deputados federais na semana passada para avaliar as propostas em discussão, entre elas o voto distrital, a unificação das eleições, o fim da reeleição para o Executivo com mandato de cinco anos, além do fim das coligações proporcionais. O partido volta a se reunir para debater as propostas no Congresso.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/15124/visualizar/