Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 10 de Novembro de 2009 às 17:21
Por: Daniel Castro/Adelina Lapa

    Imprimir


Os quatro volumes de Políticas Sociais: Acompanhamento e Análise avaliam 12 temas, como saúde, assistência social, segurança alimentar e desenvolvimento agrário, desde a Constituição de 1988

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lança nesta quinta-feira (12), das 10h às 12h, sua publicação Políticas Sociais: Acompanhamento e Análise, composta por quatro volumes de reflexões sobre aspectos sociais no Brasil desde a Constituição de 1988. O evento será no auditório do Ipea (SBS, Quadra 1, Ed. BNDES,Brasília-DF). Os livros trazem análises sobre o desempenho do País em 12 áreas sociais, como previdência, saúde, seguridade, educação, segurança pública e desenvolvimento agrário.

No segundo volume, o capítulo Vinte Anos de Constituição Federal de 1988: avanços e desafios na educação brasileira retorna inclusive ao período anterior à Constituinte para reconstruir o marco jurídico-legal e a situação educacional da população brasileira que vigorava então, para em seguida recuperar os principais debates durante o processo constituinte. A partir daí, são analisados os desdobramentos legais pós- Constituição, sobretudo no que se referem à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e aos resultados conquistados, destacando os avanços, os limites e os desafios da educação brasileira nas últimas duas décadas.

Nas quase mil páginas dos quatro livros, os técnicos de Planejamento e Pesquisa do Instituto avaliam em quais áreas houve avanços, quais tiveram mais dificuldades, e apontam lições aprendidas nesse período de 20 anos. “Para nós, é um documento histórico porque faz a reflexão da política social brasileira nos aspectos mais gerais de 1988 para cá", resumiu o diretor de Estudos e Políticas Sociais do Ipea, Jorge Abrahão.





Fonte: Ascom/Ipea

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/151249/visualizar/