Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Terça - 10 de Novembro de 2009 às 02:15
Por: Marianna Peres

    Imprimir


O plantio da soja safra 09/10, em Mato Grosso, mantém o ritmo “de passos largos”, e atinge 68% da área estimada à cultura na atual temporada. A análise divulgada, ontem, faz parte do boletim semanal do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária (Famato).

Até a última quinta-feira, dia 5, 68% de uma área de 5,94 milhões de hectares estava semeado, volume 3,9% superior em relação ao avanço dos trabalhos no campo em igual período do ano passado. Vale ressaltar, conforme estimativa do Imea - revisada para cima em outubro -, que a atual projeção à soja é 4,3% acima do que foi efetivamente cultivado no ciclo 08/09.

Conforme o Imea o regime de chuvas no Estado inteiro tem sido satisfatório, pois está bem distribuído nas regiões. A região médio norte foi a que teve maior destaque de plantio com 77,8%, destacando Lucas do Rio Verde (360 quilômetros de Cuiabá) quase encerrando o plantio - chegou aos 93% - e os demais municípios tiveram uma média entre 70% a 93%. A região concentra 2,41 milhões hectares, ou 40,9% da sojicultura estadual.

Tanto o Imea quanto o levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) aponta para uma produção recorde para o Estado. Se os números se confirmarem Mato Grosso colherá sua maior safra de soja, estimada em mais de 18 milhões de toneladas, pela Conab (numa analisa otimista) e ou cerca de 17, 84 milhões de t pelo Imea. De qualquer forma, as projeções apontam volumes acima da média mato-grossense. Com base nos números do Imea, o médio norte mato-grossense representará 40,8% da produção, ao fornecer 7,27 milhões de t do volume total estimado de quase 18 milhões de t.

COMERCIALIZAÇÃO – Com relação ao volume comercializado antecipadamente, o último levantamento do Imea aponta evolução de 7,1% em outubro, 2,5% superior ao mesmo período do ano passado. Mas o informe chama à atenção para o peso da valorização cambial. “Isto não indica que a comercialização não esteja adequada em relação aos volumes. O problema identificado este ano é com relação ao dólar. No plantio da safra 08/09 a média de câmbio era de R$ 2,17, enquanto no último mês de outubro um dólar valia apenas R$ 1,74. No resumo da obra, mesmo com um pouco mais de soja vendida que no ano passado, os valores em reais são inferiores”.

MILHO – Em relação ao cereal, o Boletim destaca especialmente que em Mato Grosso, em pleno período de tomada de decisão sobre o novo ciclo, o produtor se depara com preços baixos e estoques elevados.

ALGODÃO - O início de novembro registrou alta nos preços do mercado interno da pluma. Na primeira semana teve um incremento na pluma de 0,20 a 0,70 centavos nas principais praças do Mato Grosso. A alta no Brasil está calcada na perspectiva de oferta reduzida no mercado internacional aliada a uma maior demanda doméstica, “o que continua impulsionando o preço da pluma no mercado interno”. Ainda assim, empresas buscam se planejar para o para o início de 2010 e, portanto, nesta semana, adquiriram volumes mais expressivos, diz trecho do boletim.

BOVINOCULTURA – O informe destaca que o mês passado registrou recuperação dos preços da arroba da carne no atacado e no varejo, mesmo comportamento observado ao longo dos anos. No varejo, variou positivamente 3,33% e no atacado, 2,91%. Já a arroba do boi gordo registrou 2,56% na relação entre as médias de preços relativos a setembro e outubro.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/151325/visualizar/