Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Terça - 10 de Novembro de 2009 às 01:10
Por: Rodrigo de Souza

    Imprimir


A chegada da Seleção Brasileira na semana passada e o desembarque das delegações da Colômbia (10h40) e Chile (16h30), nesta segunda-feira (09.11), aumentaram o clima de expectativa para a realização do 15º Campeonato Pan-Americano de Karatê Tradicional que acontecerá esta semana no ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá. Mais de 150 atletas do Brasil e outras 10 seleções visitantes disputarão, a partir das 16 horas desta sexta-feira, o principal título do continente no karatê tradicional.

Primeira delegação a desembarcar, a seleção brasileira já se encontra concentrada em uma chácara na rodovia Emanuel Pinheiro (Cuiabá-Chapada), desde a última sexta-feira, em regime de treinamento fechado com o técnico Nélson Santi. A equipe é formada por 38 caratecas e atletas mato-grossenses formam a base da equipe com 11 atletas. Por competir em casa, a equipe teve direito a incluir aspirantes, ultrapassando o número de praxe, que é de 15 competidores.

Enquanto a equipe principal treina na Chácara, outro grupo participa de treinos intensos na Academia Shotokan sob o comando do sensei José Humberto de Souza. Estes atletas disputarão o 2º Torneio Internacional Interclubes júnior/juvenil/adulto, que transcorrerá paralelamente com o Pan-Americano.

O Pan atraiu 10 seleções estrangeiras. Depois da chegada das seleções da Colômbia, Chile e Venezuela nesta segunda-feira, desembarcam nesta terça as equipes do Canadá, Estados Unidos, México, Argentina, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Peru. Ainda nesta terça-feira, chegam autoridades internacionais envolvidas com o evento, como o presidente da PTKF (Associação Pan-Americana de Karatê Tradicional), Katsuiya Ishiyama e o presidente da ITKF (Federação Internacional de Karatê Tradicional), Rick Jorgensen. O presidente da ITKF (Federação Internacional de Karatê Tradicional), Nélson Carrion (Espanha), se encontra em Cuiabá, desde domingo.

Nesta quarta-feira, atletas e dirigentes participam de um curso internacional com o mestre Rick Jorgensen, dirigente da ITKF. O curso prossegue até a quinta-feira, véspera da abertura da competição.

As disputas do Pan-Americano têm seu início previsto para as 16 horas. Antes, na parte da manhã, acontecem eliminatórias pelo Torneio Internacional Interclubes. A abertura oficial do Pan está marcada para as 19 horas, após as primeiras disputas desse evento. A competição será reaberta no sábado e segue a mesma programação da sexta-feira. Na noite de sábado devem ser definidos os últimos campeões. O domingo está reservado para visita das delegações visitantes ao Parque Nacional da Chapada dos Guimarães.

A organização do Pan-Americano e o grupo de atletas mato-grossenses que tem campeões internacionais como Rodrigo Lúcio, Vladimir Zanca e Adairce Castanhetti, conta com apoio do Governo do Estado, Assembleia Legislativa, Prefeitura de Cuiabá, Modelo, Sesi, Unimed e Biológica.





Fonte: Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/151327/visualizar/