Pelo menos 11 secretários deixarão o staff com Maggi
A antecipação do fim do mandato do governador Blairo Maggi (PR) irá trazer grandes mudanças na administração estadual, uma vez que, juntamente com ele, vários secretários irão deixar seus cargos. Na maioria, para disputar cargo eletivo em 2010.
A debandada começa pela Casa Civil e Comunicação, comandada pelo tenente-coronel Eumar Novacki, que vai auxiliar o governador, muito provavelmente, na execução do projeto político-eleitoral, que contempla uma candidatura ao Senado.
Além disso, não está descartada a possibilidade do chefe da Casa Militar, coronel Alexander Maia, e da secretária de Trabalho, Emprego e Cidadania, Terezinha Maggi, também deixarem o Governo para acompanhar Maggi.
Dentre as secretárias que irão sofrer alterações, em função de afastamento dos secretários para disputar as eleições do ano que vem, estão: Esportes e Lazer (Baiano Filho - PMDB), Educação (Ságuas Moraes - PT), Desenvolvimento Rural (Neldo Egon - PR), Extraordinária de Projetos Estratégicos (José Aparecido dos Santos - Cidinho - PR) e Ciência e Tecnologia (Chico Daltro - PP).
Também ficarão vagas as Secretarias de Desenvolvimento ao Turismo (Yuri Bastos, Planejamento (Yênes Magalhães) e Extraordinária de Apoio a Políticas Ambientais (Adilson Sachetti). Os três secretários irão fazer parte da diretoria da Agecopa, entidade que vai gerir e executar as ações de infraesrutura para a Copa do Mundo de 2014.
Reavaliação
Maggi decidiu antecipar sua saída do Governo para que o vice-governador Silval Barbosa (PMDB) assuma o cargo e dê visibilidade à sua pré-candidatura em 2010. Além disso, o governador se viu obrigado reavaliar sua decisão de não concorrer o Senado nas próximas eleições, uma vez que seu partido ficaria desfalcado sem sua candidatura.
Assim que assumir o Governo, Silval terá total autonomia para escolher seus novos secretários, conforme revelou o secretário-chefe da Casa Civil, Eumar Novacki. Segundo ele, não existe nenhum acordo para que sejam mantido os cargos comissionados atuais.
"Silval Barbosa faz parte do Governo, tem atuado de forma importante e, quando assumir o cargo, ele será o governador e vai decidir tudo", disse Novacki.
Comentários