Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sábado - 07 de Novembro de 2009 às 13:20
Por: Márcia Martins

    Imprimir


A Secretaria de Comunicação da Assembleia Legislativa parabeniza os profissionais do rádio, pelo do radialista, comemorado em sete de novembro. O dia foi criado pela Lei nº 11.327, de 24 julho de 2006, data natalícia do compositor, músico e radialista Ary Barroso. Apesar dos avanços tecnológicos, do surgimento de novos meios de comunicação, o rádio continua se sustentando como uma das ferramentas mais abrangentes de difusão.

Com 30 anos atuando no rádio, Paulo César, da Rádio AL/MT, destaca que é impossível substituir esse meio de comunicação, que além da importância social e musical também emociona e aproxima as pessoas. “Temos que comemorar esse dia. Muitas pessoas encontram dificuldades para ler jornal, televisão, mas para ouvir rádio, dificilmente, ouço alguém reclamar de dificuldade de acesso”, disse o radialista ao destacar que ele continua superando o alcance de outros veículos de comunicação.

Para o editor de áudio da AL, Edílson Peixoto, ter um dia especial significa reconhecimento da classe. ‘Apaixonado’ pelo que faz, ele está há mais de 30 anos na profissão. Na opinião dele os radialistas precisam de maior valorização salarial. Ele explica que muitas vezes é necessário ter três empregos para conseguir um salário plausível. “Comecei a trabalhar na área aos dez anos de idade e quase todos meus colegas têm mais de um emprego, realizam trabalhos extras para complementar a renda”, afirma Peixoto.

A história do Dia do Radialista teve início em 1943, no Governo Getúlio Vargas. O então Presidente sancionou uma Lei com a qual fixava um piso salarial, ou remuneração mínima para os profissionais da categoria. Consta que numa reunião realizada na Rádio Nacional teria sido decidida a escolha da data do referido decreto Lei, 21 de setembro, como referência para se comemorar o Dia do Radialista. Na primeira comemoração, todas as emissoras do Rio de Janeiro silenciaram. Os profissionais foram à rua participar de uma gincana com corridas de calhambeques.





Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/151466/visualizar/