Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 06 de Novembro de 2009 às 13:22

    Imprimir


Para Wagner Ramos e Sebastião Rezende os crescimentos físico e populacional desses municípios tornaram imperiosa a presença da instituição em suas regiões

Nos próximos dias 12 e 13 (quinta e sexta-feiras), Barra do Bugres e Campo Novo do Parecis terão oportunidade de conhecer de perto a importância de se contar com a atuação do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso em suas respectivas regiões.

Nessas ocasiões, atendendo pedidos dos deputados Wagner Ramos e Sebastião Rezende (ambos do PR) a Assembleia Legislativa vai realizar audiências públicas nos respectivos municípios para discutir a instalação de unidade dessa corporação em cada um deles.

Os parlamentares consideram importante a presença e a atuação dos bombeiros na defesa da integridade dos cidadãos e de seus bens. "Essa necessidade já se tornou prioritária nas duas regiões em função do complexo em que se transformou a estrutura dos municípios, por conta dos crescimentos físico e populacional", afirmaram em consenso.

As três missões básicas designadas pela Constituição Federal ao Corpo de Bombeiros são: prevenção, busca e salvamento, e combate e extinção de incêndios. Nesse contexto, estão incluídos o atendimento pré-hospitalar e a atuação de resposta a desastres naturais. Faz parte do trabalho preventivo a realização de palestras dirigidas ao público externo.

Na “busca e salvamento” a missão abrange a prestação de socorro em afogamentos e em desastres de trânsito com vítimas presas em ferragens; fazer cortes de árvores que apresentem riscos de acidentes; salvamentos aquáticos, subaquáticos, terrestres e em alturas; e o serviço de Atendimento Pré-Hospitalar (o APH).

De todas as atividades, a mais intensa é esta última. Ela absorve aproximadamente 25% a 30% de toda a atividade do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso que completou 45 anos de atividades no último dia 19 de agosto. Ele foi criado dentro da Polícia Militar durante o governo de Fernando Corrêa da Costa.

Atualmente, ele tem unidades em operação na capital e nos municípios de Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Barra do Garças, Cáceres e Nova Mutum. Também, em Tangará da Serra, Primavera do Leste, Pontes e Lacerda, Jaciara, Sorriso, Campo Verde, Colíder e Lucas do Rio Verde.

Entre os projetos desenvolvidos pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso:

- Futuro Cidadão

- Bombeiros do Futuro

- Bombeiros Damasceno (entre outras disciplinas, ministra aulas de cidadania, civismo e primeiros socorros a crianças da terceira série do ensino fundamental, em Sinop)

- Karabom (trabalha a disciplina por meio da prática esportiva do karatê)

- Quatro Estações (criado em Cuiabá para aproximação entre os órgãos de Segurança Pública e a comunidade – na busca da prevenção da criminalidade e da redução do contato dos moradores com práticas criminosas)

- Procin (busca aproximar a polícia da sociedade por meio de atividades educativas, promovendo noções de cidadania, valorização da vida e prevenção das crianças e adolescentes quanto ao não uso de drogas. O público-alvo do projeto é formado por alunos da pré-escola à 8ª série das escolas públicas dos bairros Beira Rio, São Mateus e Praeirinho, na capital)

As audiências públicas estão confirmadas para acontecer em Barra do Bugres na quinta-feira (12) e em Campo Novo do Parecis na sexta-feira (13), a partir das 14 horas, nas Câmaras de Vereadores de ambos os municípios.





Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/151516/visualizar/