Fagundes manteve mais uma reunião com Silval Barbosa
Ciente de que cabe ao PMDB o desafio de consolidar aliança entre os partidos da base, o governador em exercício, Silval Barbosa (PMDB) mantém expectativa de que haja, da parte do PR, uma posição definitiva sobre o projeto republicano para 2010. Silval e o presidente do diretório regional do PR, Wellington Fagundes se reuniram no início da tarde de ontem, no Palácio Paiaguás, para analisar os passos a serem dados para uma composição vitoriosa.
No entanto, a indefinição do governador Blairo Maggi (PR) de disputar ou não o Senado e ainda em relação a data de uma eventual desincompatibilização coloca o PMDB numa posição de extrema expectativa. Se optar pela saída do governo em dezembro, Maggi abrirá maiores chances para que Silval possa ampliar sua atuação como líder de Estado. O desempenho nesse caso também poderá ser melhor junto aos eleitores mato-grossenses.
Entretanto, o governador em exercício adotou postura de não comentar o assunto com o chefe do Executivo. A estratégia consiste em respeitar o “tempo” de Maggi – principal apoiador da candidatura do peemedebista. No entanto, domina no Partido da República entendimento de que cabe ao PMDB e principalmente a Silval liderar o processo de negociações com as legendas da base. Em outras palavras, é de responsabilidade de Silval e do partido conseguir aglutinar apoio político suficiente para construir chapa majoritária.
Além do PR, existe no PMDB crença de que o PT deverá selar entendimento em torno de respaldo ao nome de Silval. Contudo, a cúpula do PMDB aguarda definição sobre eleição do diretório regional do PT, prevista para o dia 22 deste mês, para dar sequencia aos diálogos. O atual presidente do PT, Carlos Abicalil, é candidato à reeleição à presidência da legenda. Na próxima semana líderes do PR devem se reunir com o chefe do Executivo estadual para discutir os meandros do cenário político estadual.
Comentários