Santos e Jayme estão empatados ao governo em Tangará
O prefeito cuiabano Wilson Santos (PSDB) e o senador licenciado Jayme Campos (DEM) estão empatados tecnicamente na corrida ao Palácio Paiaguás em Tangará da Serra, apesar da ligeira vantagem do tucano sobre o democrata: 16,9% a 12%. O levantamento foi feito pelos pesquisadores do instituto Mark, no sábado, 31 de outubro. Foram ouvidos 249 eleitores do município pólo do Médio-Norte. A margem de erro é de 5% para mais ou para menos.
A pesquisa é espontânea. Os pesquisadores não citam os nomes dos virtuais candidatos. Nesse caso, cada entrevistado revela o nome do pré-candidato de preferência sem auxílio de uma listagem, ou seja, espontaneamente. Neste cenário, o vice-governador Silval Barbosa (PMDB) aparece atrás de Santos e Jayme. O peemedebista é lembrado por 11,2%. O presidente da Federação das Indústrias do Estado (Fiemt), empresário Mauro Mendes (PSB), aparece com 4,8% das intenções de voto.
Em Tangará da Serra, município comandado pelo prefeito do PR Júlio Ladeia, o governador Blairo Maggi, do mesmo partido, aparece espontaneamente com 2% da preferência, embora seja impedido legalmente de concorrer ao terceiro mandato consecutivo. O deputado federal Carlos Abicalil, cotado para disputar uma das duas cadeiras ao Senado, fica na lanterna, com 1,2%. O percentual de indecisos é alto. Chega a 51%.
Para fazer o levantamento, os pesquisadores do Mark percorreram 37 bairros de Tangará da Serra. A pesquisa abrangeu também a zona rural. No geral, foram 89,2% dos entrevistados na zona urbana e, 10,8%, da rural. Dos 249 entrevistados, 51% são homens e, 49%, mulheres. Em relação à renda familiar, 12,9% contam com até um salário mínimo, 59,8% têm entre um e cinco salários, 20,5% ganham de cinco a 10 salários mínimos, enquanto 4% recebem entre 10 e 20 salários. Outros 2,8% declararam ter renda familiar superior a 20 salários mínimos. (Andréa Haddad)
Comentários